Questões de Interacionismo Simbólico e Antropologia Urbana. Estigma e Desvio. Cultura e Arte: corpo, roupa, festas rituais, dança, música, gastronomia, literatura. Antropologia e Cultura no Brasil (Antropologia)

Limpar Busca

Ao longo da história, as interações entre linguagens artísticas se modificaram, refletindo mudanças culturais e tecnológicas.

Considerando esse contexto dinâmico, assinale a opção que expressa corretamente como essa relação se dá na contemporaneidade.

  • A As linguagens artísticas, como música, dança, artes visuais e teatro, buscam estabelecer sua autonomia e suas especificidades em relação às outras.
  • B A intersecção entre diferentes linguagens artísticas é um fenômeno que emerge no século XXI e que caracteriza este período, em contraste com os anteriores.
  • C As linguagens artísticas frequentemente se entrelaçam, criando obras híbridas que violam as fronteiras dos campos criativos.
  • D Os movimentos contemporâneos sustentam a posição de que a combinação de diferentes linguagens artísticas dilui a pureza e o valor de uma obra.
  • E A convergência de linguagens artísticas é uma estratégia comercial para atrair um público mais amplo com sua interatividade, sem significado artístico genuíno.
“Originário das rodas de músicos nas praças e ruas do Rio de Janeiro no século XIX, este gênero musical incorpora elementos de ritmos africanos, harmonias europeias e a cadência luso-brasileira, tornando-se uma expressão genuína da miscigenação cultural brasileira. Com instrumentos como o cavaquinho, flauta, pandeiro e violão, este estilo musical é marcado por sua melodia expressiva e ritmo sincopado.”

O trecho acima descreve a essência do seguinte gênero musical considerado a primeira forma de música popular urbana do Brasil: 

  • A samba.
  • B frevo.
  • C bossa nova.
  • D choro.
  • E baião.

A relação entre dança e música é complexa e multifacetada. Considerando a interação dinâmica entre essas duas formas de arte, avalie as seguintes afirmativas:

I. A dança, em sua essência, é uma forma de expressão que pode ser dissociada da música, com movimentos que não necessariamente seguem qualquer ritmo musical.
II. Na dança contemporânea, a música é frequentemente utilizada como recurso para desafiar expectativas e criar uma atmosfera de desconforto ou introspecção.
III. As tradições de dança mais antigas eram estritamente centradas no indivíduo, e só adotaram acompanhamento musical com a evolução da tecnologia de instrumentos.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e III, apenas.
  • C I, apenas.
  • D II, apenas.
  • E III, apenas.

“A percepção do consumo como uma atividade maligna ou antissocial é bem mais profunda e existia muito antes do consumo de massa moderno. O próprio termo ‘consumo’ sugere que o problema é um tanto intrínseco à atividade. Consumir algo é usar algo, na realidade, destruir a própria cultura material.”
 (MILLER, Daniel. Consumo como Cultura Material. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007 , p. 34).
O texto acima propõe uma crítica da concepção do consumo como prática antissocial. Nessa perspectiva, uma visão antropológica do consumo deve levá-lo em conta como

  • A demonstração do substrato simbólico e imaterial que reveste os intercâmbios entre grupos sociais.
  • B prática que compreende interações agonísticas entre coletividades humanas em contextos festivos e rituais.
  • C expressão da materialidade intrínseca das relações humanas, manifestada como apropriação cultural.
  • D ponto final do desenvolvimento da cultura material, por envolver o gasto e a eliminação de recursos.