Considere o texto a seguir.
“O ato de comunicação é cíclico, bipolar: o emissor transmite, por meio de canais, informações ao receptor, e este recebe a mensagem, realimentando o sistema por meio de feedbacks, complementando-se dessa maneira o processo da comunicação. Urge frisar que tal processo constitui uma via de duas mãos. Se não houver resposta à mensagem transportada, teremos um processo unilateral de transmissão de informação. Também no marketing político o mesmo modelo se desenvolve.”
(TORQUATO, Guadêncio. Novo manual do marketing político. São Paulo: Saraiva, 2014.)
É correto afirmar que
- A as estratégias de marketing e os estímulos de comunicação são definidos em uma campanha política após minuciosa análise do perfil dos eleitores; apenas assim é possível ter certeza absoluta das reações desse público aos estímulos.
- B o eleitor recebe diversos estímulos durante uma campanha política. O próprio candidato pode ser considerado um estímulo, uma vez que o eleitor pode ser atraído por sua fisionomia, sua história de vida, sua ideologia.
- C a estrutura de uma campanha política, o custo, o material utilizado durante a campanha não podem ser considerados estímulos, uma vez que não impactam o eleitor diretamente.
- D o uso de discurso social em uma campanha política não constitui um estímulo eficaz, pois falar dos problemas da sociedade pode afastar os eleitores do candidato.
- E os aspectos visuais do candidato, sua postura, seus gestos, sua forma de falar não possuem relevância em uma campanha política, pois a sociedade é estimulada apenas pelas propostas apresentadas pelo candidato para melhoria de segurança, saúde e educação.