Questões de Interatividade na Comunicação (Marketing)

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Considere o texto a seguir.

“O ato de comunicação é cíclico, bipolar: o emissor transmite, por meio de canais, informações ao receptor, e este recebe a mensagem, realimentando o sistema por meio de feedbacks, complementando-se dessa maneira o processo da comunicação. Urge frisar que tal processo constitui uma via de duas mãos. Se não houver resposta à mensagem transportada, teremos um processo unilateral de transmissão de informação. Também no marketing político o mesmo modelo se desenvolve.”
(TORQUATO, Guadêncio. Novo manual do marketing político. São Paulo: Saraiva, 2014.)

É correto afirmar que

  • A as estratégias de marketing e os estímulos de comunicação são definidos em uma campanha política após minuciosa análise do perfil dos eleitores; apenas assim é possível ter certeza absoluta das reações desse público aos estímulos.
  • B o eleitor recebe diversos estímulos durante uma campanha política. O próprio candidato pode ser considerado um estímulo, uma vez que o eleitor pode ser atraído por sua fisionomia, sua história de vida, sua ideologia.
  • C a estrutura de uma campanha política, o custo, o material utilizado durante a campanha não podem ser considerados estímulos, uma vez que não impactam o eleitor diretamente.
  • D o uso de discurso social em uma campanha política não constitui um estímulo eficaz, pois falar dos problemas da sociedade pode afastar os eleitores do candidato.
  • E os aspectos visuais do candidato, sua postura, seus gestos, sua forma de falar não possuem relevância em uma campanha política, pois a sociedade é estimulada apenas pelas propostas apresentadas pelo candidato para melhoria de segurança, saúde e educação.

Uma consumidora idosa esperava contratar um empréstimo consignado com desconto em seu benefício previdenciário. No entanto, um vendedor de forma intencional e deliberada, ofereceu o que lhe convinha vender: um empréstimo por meio de um saque em cartão de crédito consignado, sem informar a taxa de juros, o custo efetivo total da operação, ou o valor do desconto mínimo no benefício previdenciário.

Considere-se que ser ético nas vendas significa ser honesto e que é preciso colocar-se no lugar do cliente e atender plenamente suas necessidades para que ele tenha a certeza de que fez uma boa aquisição de serviço.

Dessa forma, pode-se constatar que o exemplo dessa consumidora idosa caracteriza uma situação de 

  • A propina
  • B conluio
  • C espionagem
  • D conflito de interesses
  • E indução ao erro

A comunicação integrada é a coordenação e integração de todas as ferramentas, vias e fontes de comunicação de marketing de uma empresa em um programa contínuo projetado para maximizar o impacto sobre clientes e outras partes interessadas. As etapas do planejamento estratégico ajudam a reunir todas as atividades da empresa em um esforço consistente. Elas fornecem orientação aos líderes da empresa e a especialistas em marketing enquanto coordenam o pacote geral de comunicação da empresa.

No que concerne à utilização das quatro etapas do processo de planejamento, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de planejamento estratégico, pode ser definido o início das ações digitais após o direcionamento de estratégias macro de produtividade e crescimento de receita.
II. A etapa de seleção de canais pode permitir a escolha dos canais adequados à proposta da empresa, levando em consideração seus valores, objetivos e público-alvo.
III. Na etapa de montagem do plano, é estabelecido o plano de marketing em si, definindo-se formato, frequência de uso dos canais e interação entre os diferentes canais escolhidos.
IV. A etapa de desdobramento de metas e métricas é utilizada para estabelecer os parâmetros para avaliação do plano e também as metas de verificação para seu cumprimento.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
TEXTO 1
Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
  • A o seguidor apresenta papel passivo de receptor da informação compartilhada pelo influenciador.
  • B o influenciador com muitos seguidores está habilitado a divulgar variados tipos de produtos ou marcas.
  • C a narrativa sobre determinado produto deve seguir estritamente as diretrizes determinadas pela empresa contratante.
  • D o conteúdo publicado pelos influenciadores é mais informativo e pouco contribui para mudanças de comportamento em seus seguidores.
  • E o conteúdo publicado pelo influenciador impacta tanto seu engajamento como a sua credibilidade por parte dos seguidores.
As mudanças no marketing acompanham as mudanças na sociedade. Com isso, novas teorias de marketing surgem para ajudar os profissionais a se adaptarem às novidades. Assim, o marketing 5.0, termo criado por Philip Kotler, surge como uma possibilidade de teoria para entendermos as novas formas de fazer marketing em nosso tempo. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do termo Marketing 5.0.
  • A Aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente
  • B Aplicação de pesquisa de mercado constante, testes AB e recursos de monitoramento para melhorar o conjunto de ações comunicacionais de uma organização
  • C Seleção dos ambientes macro e micro de uma organização, gestão de pessoas e aplicação de técnicas de envolvimento e engajamento dos consumidores
  • D Avaliação constante dos recursos profissionais, da gestão de pessoas, das lideranças da organização e dos resultados de ações mercadológicas para melhor atender as necessidades do consumidor