Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização (Pedagogia)

Limpar Busca

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

Qual a principal diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

  • A A interdisciplinaridade busca a integração de diferentes disciplinas, enquanto a transdisciplinaridade vai além, buscando uma nova forma de conhecimento que transcenda as disciplinas.
  • B A interdisciplinaridade é mais complexa que a transdisciplinaridade, pois envolve a construção de um novo campo do saber.
  • C A interdisciplinaridade é mais superficial, pois se limita à justaposição de diferentes disciplinas.
  • D A transdisciplinaridade é mais restrita, pois se concentra em uma única disciplina.

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

Julgue o próximo item, acerca da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 


A interdisciplinaridade, ao integrar diferentes áreas do conhecimento, exige que cada disciplina renuncie a seus princípios e métodos específicos, em prol da criação de um campo único e homogêneo de saber.

  • Certo
  • Errado

Julgue o próximo item, acerca da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 


Em um contexto pedagógico, a prática da interdisciplinaridade busca organizar projetos temáticos que integram conteúdos de diferentes disciplinas, para além da necessidade de promover uma reflexão sobre as conexões entre esses conhecimentos.

  • Certo
  • Errado