Questões de Interdisciplinaridade e Contextualização (Pedagogia)

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Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

Qual a principal diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

  • A A interdisciplinaridade busca a integração de diferentes disciplinas, enquanto a transdisciplinaridade vai além, buscando uma nova forma de conhecimento que transcenda as disciplinas.
  • B A interdisciplinaridade é mais complexa que a transdisciplinaridade, pois envolve a construção de um novo campo do saber.
  • C A interdisciplinaridade é mais superficial, pois se limita à justaposição de diferentes disciplinas.
  • D A transdisciplinaridade é mais restrita, pois se concentra em uma única disciplina.

Analise as afirmativas a seguir sobre a interdisciplinaridade e o trabalho com projetos no cotidiano das escolas.

I- A interdisciplinaridade surge da necessidade de responder à fragmentação das disciplinas, estabelecendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, de forma a trabalhar o saber de maneira integrada.
II- O trabalho interdisciplinar só é viável a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É com base nelas que se constrói a investigação de problemas que exigem a relação entre diversos conceitos, superando a fragmentação das estruturas curriculares.
III- Os projetos focados em temas como sustentabilidade são limitados a disciplinas como ciências e geografia, sendo pouco relevantes para áreas como matemática e língua portuguesa.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

Para Hernández e Montserrat, a aprendizagem nos projetos de trabalho, baseia-se fundamentalmente:

  • A Em sua significatividade.
  • B Na apreensão linear dos conceitos.
  • C No conhecimento compartimentalizado.
  • D Nas descobertas espontâneas por parte dos alunos.
  • E Na capacidade de resolver tarefas definidas sempre pelo professor.

Ao invés de tratar as disciplinas de forma isolada, a interdisciplinaridade busca estabelecer relações entre elas, promovendo a troca de conhecimentos e a construção de um aprendizado mais significativo. Não depende apenas da boa vontade, de intenções e propostas externas, mas das condições científicas, sociais e institucionais. Sem prestar atenção às relações entre poder e conhecimento, é difícil estabelecerem-se padrões interdisciplinares produtivos. Dentre as razões que justificam epistemologicamente a interdisciplinaridade, encontramos os princípios da:
I. Unidade e multiplicidade. II. Continuidade e descontinuidade. III. Complexidade e emergência. IV. Homogeneização do conhecimento.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.