Questões de Internet Banking e Mobile Banking (Conhecimentos Bancários)

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A respeito dos terminais de autoatendimento bancário, assinale a afirmativa correta.

  • A para os equipamentos providos de monitores sensíveis ao toque, é facultativa a entrada de dados e o acionamento de funções por meio do teclado numérico.
  • B As informações em texto podem ser substituídas por imagens exibidas no vídeo.
  • C Ao lado do conector do fone de ouvido deve estar localizada a chave para a ativação do som.
  • D A sessão do usuário não pode ser finalizada quando o fone de ouvido for desconectado.
  • E O monitor de vídeo deve ser automaticamente desativado ou congelado quando o fone de ouvido for conectado.

A economia digital propiciou a criação de um modelo de negócios em que uma empresa gerencia uma plataforma digital por meio da qual diversas empresas, concorrentes ou não, ofertam e vendem produtos e serviços on-line num ambiente que se assemelha a um shopping virtual. A plataforma digital descrita acima é denominada

  • A startup
  • B marketplace
  • C fintech
  • D mobile banking
  • E internet banking

O Internet banking facilita a realização de transações bancárias, mas também oferece risco para usuários finais que são pessoas naturais. Para minimizar os riscos, o Banco Central do Brasil determina que os participantes provedores de conta transacional do Pix devem estabelecer limites máximos de valor para iniciação de um Pix com finalidade de compra ou de transferência, por conta transacional, e possibilidade de diferenciação do limite estabelecido para o período diurno e para o período noturno.
Os participantes poderão, a seu critério, ofertar funcionalidade para que o usuário final possa solicitar que o período noturno compreenda o período entre

  • A 21 horas e 6 horas
  • B 22 horas e 6 horas
  • C 23 horas e 6 horas
  • D 0 hora e 7 horas
  • E 1 hora e 7 horas

Com o avanço da digitalização dos bancos, os clientes precisam estar atentos à acessibilidade e ao uso dos canais digitais que os bancos disponibilizam. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A partir do momento em que o banco forneceu um serviço/produto para contratação em um canal digital, seja ele internet banking, mobile banking ou qualquer outro, o cliente também deve possuir acesso para cancelar esses serviços/produtos de forma digital.
  • B Os bancos são responsáveis por cancelar quaisquer serviços/produtos contratados pelo cliente por um canal digital a qualquer momento.
  • C Os bancos devem fornecer um mecanismo, preferencialmente com inteligência artificial, que atenda a todas as solicitações do cliente.
  • D O cliente tem direito de contratar qualquer serviço/produto nos canais digitais fornecidos pelos bancos.
  • E Os bancos podem aumentar o limite de cheque especial contratado por um canal digital, sem notificar o cliente.
Fintechs são empresas que
  • A funcionam com o principal objetivo de compartilhar dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
  • B prestam serviços ao BCB, notadamente a preparação de Relatórios contendo dados e informações sobre as operações de crédito e de câmbio de todas as instituições financeiras.
  • C prestam serviços ao BCB, notadamente a criação de sistemas de informações on-line que permitem o compartilhamento de dados entre diversos órgãos reguladores, como o próprio BCB, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
  • D empregam tecnologias digitais de última geração e oferecem serviços financeiros à margem do sistema bancário tradicional, estando, portanto, livres da regulação do BCB.
  • E atuam por meio de plataformas on-line, lançando inovações no mercado financeiro, mediante uso intenso de tecnologias digitais com elevado potencial de criação de novos modelos de negócios.