Questões de Internet Banking e Mobile Banking (Conhecimentos Bancários)

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Um grupo financeiro desenvolverá uma solução tecnológica voltada para alguns serviços financeiros. Os serviços serão oferecidos através de um tipo de sistema computacional, cujas características principais são: 

(i) tratar de serviços para acesso a saldo e a extrato da conta;
(ii) possuir medidas de segurança limitadas à autenticação em dois fatores, sem a necessidade de criptografia ou de outras tecnologias avançadas;
(iii) notificar o usuário quando um pagamento ou uma transferência forem realizados;
(iv) garantir compatibilidade com uma ampla variedade de dispositivos e de sistemas operacionais; e
(v) oferecer uma interface mais amigável para os usuários, facilitando o acesso para pessoas com diferentes níveis de habilidade digital.

A forma adequada para implantar essa solução tecnológica é através do uso de

  • A aplicativo Mobile Banking
  • B bluetooth em caixas eletrônicos
  • C software com protocolo ATM CBR
  • D página Web com melhor usabilidade
  • E navegadores com extensões de acesso a bancos

A respeito dos terminais de autoatendimento bancário, assinale a afirmativa correta.

  • A para os equipamentos providos de monitores sensíveis ao toque, é facultativa a entrada de dados e o acionamento de funções por meio do teclado numérico.
  • B As informações em texto podem ser substituídas por imagens exibidas no vídeo.
  • C Ao lado do conector do fone de ouvido deve estar localizada a chave para a ativação do som.
  • D A sessão do usuário não pode ser finalizada quando o fone de ouvido for desconectado.
  • E O monitor de vídeo deve ser automaticamente desativado ou congelado quando o fone de ouvido for conectado.

A economia digital propiciou a criação de um modelo de negócios em que uma empresa gerencia uma plataforma digital por meio da qual diversas empresas, concorrentes ou não, ofertam e vendem produtos e serviços on-line num ambiente que se assemelha a um shopping virtual. A plataforma digital descrita acima é denominada

  • A startup
  • B marketplace
  • C fintech
  • D mobile banking
  • E internet banking

O Internet banking facilita a realização de transações bancárias, mas também oferece risco para usuários finais que são pessoas naturais. Para minimizar os riscos, o Banco Central do Brasil determina que os participantes provedores de conta transacional do Pix devem estabelecer limites máximos de valor para iniciação de um Pix com finalidade de compra ou de transferência, por conta transacional, e possibilidade de diferenciação do limite estabelecido para o período diurno e para o período noturno.
Os participantes poderão, a seu critério, ofertar funcionalidade para que o usuário final possa solicitar que o período noturno compreenda o período entre

  • A 21 horas e 6 horas
  • B 22 horas e 6 horas
  • C 23 horas e 6 horas
  • D 0 hora e 7 horas
  • E 1 hora e 7 horas

Com o avanço da digitalização dos bancos, os clientes precisam estar atentos à acessibilidade e ao uso dos canais digitais que os bancos disponibilizam. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A A partir do momento em que o banco forneceu um serviço/produto para contratação em um canal digital, seja ele internet banking, mobile banking ou qualquer outro, o cliente também deve possuir acesso para cancelar esses serviços/produtos de forma digital.
  • B Os bancos são responsáveis por cancelar quaisquer serviços/produtos contratados pelo cliente por um canal digital a qualquer momento.
  • C Os bancos devem fornecer um mecanismo, preferencialmente com inteligência artificial, que atenda a todas as solicitações do cliente.
  • D O cliente tem direito de contratar qualquer serviço/produto nos canais digitais fornecidos pelos bancos.
  • E Os bancos podem aumentar o limite de cheque especial contratado por um canal digital, sem notificar o cliente.