Questões de Internet na Tecnologia da Comunicação Social (Comunicação Social)

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A chamada “transformação digital” implicou na digitalização dos processos e procedimentos das empresas e modificou a forma como se costumava realizar atividades no mundo corporativo. O fundamental é perceber que esta mudança deve vir da incorporação de nova mentalidade (mind set) no centro da estratégia de negócios da organização.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa que identifica um dos principais aspectos desta mudança.
  • A Mudança radical na estrutura das organizações a partir da tecnologia como item estratégico central, incluindo a redução de hierarquias
  • B Foco apenas na hospitalidade dos dados
  • C Gestão da informação visando somente a segurança dos dados
  • D Inovar apenas de acordo com a necessidade
  • E Gestão da organização que deve liderar um processo hierarquizado de cima para baixo na construção da adequação digital da instituição para evitar sugestões inadequadas

A dinâmica das redes sociais estabeleceu uma nova forma de recepção de mensagens, de troca de informação. O usuário não tem o controle do que passa pelo seu feed.

Esse trânsito de informação é estabelecido por

  • A anúncio
  • B dump
  • C avatar
  • D block
  • E algoritmo

A pesquisa de mercado é um estudo que consiste na coleta e na interpretação de informações com o objetivo de gerar insights e fornecer suporte no processo de tomada de decisões. A partir de um problema específico, define-se a melhor metodologia para coletar os dados necessários. Dependendo dos objetivos da pesquisa, podem-se realizar abordagens quantitativas ou qualitativas, assim como estudos com questionários simples ou projetos mais complexos, envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento. A partir dessas considerações, analise as afirmações a seguir.


I. Há dois tipos de dados em pesquisa de mercado: os dados primários, coletados especificamente para o estudo em questão; e os dados secundários, que já foram coletados e analisados anteriormente por outros pesquisadores.

II. No planejamento de pesquisa, são definidos diversos elementos, incluindo objetivos, questões a serem resolvidas, variáveis a serem consideradas, fontes de dados, metodologia a ser utilizada, organização do estudo, cronograma e orçamento.

III. Na pesquisa de mercado, as variáveis podem ser classificadas em simples e complexas. As variáveis simples são facilmente detectáveis e podem ser apuradas com uma única pergunta, enquanto as variáveis complexas requerem múltiplas perguntas para serem devidamente analisadas.

IV. O objetivo da pesquisa de mercado é fornecer informações relevantes, precisas, confiáveis e atualizadas para a empresa, oferecendo suporte nas tomadas de decisões.


É correto o que se afirma em

  • A II e III apenas.
  • B I e II apenas.
  • C I e IV apenas.
  • D III e IV apenas.
  • E I, II, III e IV.

Segundo Castells (2002), a internet pode ser considerada o símbolo da chamada sociedade informacional, ou seja, uma sociedade caracterizada por uma estrutura social dominante (sociedade em rede), uma nova economia (global) e uma nova cultura (virtualidade real).


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2002.


Nesse sentido, sociedade em rede é uma estrutura

  • A social baseada nas tecnologias da informação e da comunicação digitais, em que indivíduos e instituições geram, processam e distribuem informações a partir das conexões permitidas pelas redes tecnológicas.
  • B cultural baseada na comunicação digital, cuja composição está diretamente ligada às redes de internet, elemento único e fundamental para o processamento dos dados gerados pelas máquinas.
  • C virtual baseada nas interações entre os indivíduos e as instituições, cujo capital social está fundamentado no comércio oferecido pelas redes de conexões.
  • D real baseada na conexão de aparelhos virtuais, impedindo que indivíduos e instituições gerem informações por meio do processamento de dados distribuídos por ondas magnéticas.
  • E sociopolítica baseada somente nos indivíduos que geram engajamento por meio de conexões estabelecidas previamente no mundo real, tendo o comércio como principal elemento.

O Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz e de promover mais abertura para um relacionamento próximo e para o diálogo entre empresa e consumidor. Sobre esse recurso, é correto afirmar que ele possibilita

  • A comunicação aberta, pois quando marca e cliente se engajam em discussões e iniciativas, a interação é aberta e constante.
  • B comunicação unilateral, pois em um anúncio há pouca ou nenhuma interação; a marca fala e o público ouve.
  • C descontinuidade, pois a mensagem da marca é passada de forma descontínua, nos momentos mais convenientes para os consumidores.
  • D menor engajamento, pois, se o produto vendido não for o que a pessoa precisa, no momento certo, o anúncio vai ter pouco efeito sobre ela.