Questões de Intertextualidade (Português)

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O Texto 4 foi retirado de uma postagem feita na rede social Instagram, nele é possível observar, além da fotografia de uma prateleira de supermercado, um cartaz em que está escrito “Tá aqui o mé, o leitim das crianças e o modes da muié.”, em uma referência clara aos trechos da canção “Só Fé”, apresentados no Texto 3. Analise essa correlação e assinale a alternativa CORRETA.

  • A O Texto 4 emprega intertextualidade de forma indireta, sem mencionar explicitamente os produtos descritos na canção “Só Fé”
  • B O Texto 4 utiliza intertextualidade ao criticar a letra da canção “Só Fé”, sugerindo que o consumo dos produtos mencionados é inadequado.
  • C O Texto 4 não apresenta intertextualidade, pois a imagem e o texto presentes na prateleira não têm relação com a canção “Só Fé”.
  • D O Texto 4 utiliza intertextualidade ao fazer referência direta aos trechos da canção “Só Fé”, criando uma conexão entre os produtos da prateleira e os elementos citados na música, com a intencionalidade de persuadir o consumidor através da identificação com o sucesso musical.
  • E O Texto 4 utiliza a letra da canção “Só Fé” como uma metáfora para questões relacionadas ao consumo excessivo e à crítica social.

Assinale a frase que não mostra traço de intertextualidade.

  • A A queda desse fiscal é uma crônica anunciada, pois ele vendia licenças.
  • B Dizem que devagar se vai ao longe, mas quando se chega atrasado, tudo já foi vendido.
  • C A Bíblia tinha razão, pois encontraram a Arca de Noé soterrada em um deserto.
  • D Se conversa mole fosse avião, o Brasil teria a maior força aérea do mundo.
  • E O futuro a Deus pertence e, quando a gente é ministro, pertence também ao Presidente.

Assinale a alternativa correta considerando os textos 5 e 6.

  • A O refrão da letra da canção Flor de idade mantém o mesmo sentido de amor não correspondido do poema Quadrilha.
  • B O sentido do termo quadrilha que termina o último verso do refrão da letra de Chico Buarque opõe-se ao sentido do título Quadrilha do poema de Carlos Drummond.
  • C Carlos amava Dora, mas não era correspondido em seu amor.
  • D Tanto no texto de Carlos Drummond quanto no de Chico Buarque, as relações estabelecidas entre os indivíduos são todas entre gêneros opostos.
  • E O refrão da letra da canção Flor da idade estabelece intertextualidade com o poema Quadrilha.
Haicai tirado de uma falsa lira de Gonzaga
Quis gravar “Amor” No tronco de um velho freixo: “Marília” escrevi.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.)

Assinale a afirmativa que corretamente explicita o conceito de pastiche, utilizado no “Haicai tirado de uma falsa lira de Gonzaga”.
  • A Paródia, suave que mistura crítica e homenagem ao texto original.
  • B Imitação de estilos de outros textos, sem o viés crítico que a paródia possui.
  • C Recriação de textos antigos, com a finalidade de criticar a sociedade contemporânea.
  • D Estilo de escrita, que busca criar um efeito cômico exagerado em relação ao texto original.

Quanto à situação comunicativa e à presença de intertextualidade presentes no texto, é correto afirmar que:

  • A O texto, provavelmente um artigo de opinião, dialoga com outras fontes de informação, como o Comitê Paralímpico Brasileiro, para defender o aumento do investimento no esporte.
  • B A citação de Vanessa Pires, CEO da Brada, caracteriza um caso de intertextualidade implícita, pois a fala da executiva não está diretamente relacionada ao tema principal do texto.
  • C A presença de diferentes vozes no texto, como a de Flávia Magalhães, visa construir um discurso imparcial sobre os desafios enfrentados pelos atletas paralímpicos.
  • D A intertextualidade é explícita em relação aos Jogos Olímpicos, mas implícita em relação ao Comitê Paralímpico Brasileiro, que não é diretamente citado no texto.
  • E O texto, possivelmente uma reportagem, usa dados numéricos e a fala de especialistas para apresentar informações sobre o Bolsa Atleta e o desempenho do esporte paralímpico brasileiro.