Questões de Intertextualidade (Português)

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O Texto 4 foi retirado de uma postagem feita na rede social Instagram, nele é possível observar, além da fotografia de uma prateleira de supermercado, um cartaz em que está escrito “Tá aqui o mé, o leitim das crianças e o modes da muié.”, em uma referência clara aos trechos da canção “Só Fé”, apresentados no Texto 3. Analise essa correlação e assinale a alternativa CORRETA.

  • A O Texto 4 emprega intertextualidade de forma indireta, sem mencionar explicitamente os produtos descritos na canção “Só Fé”
  • B O Texto 4 utiliza intertextualidade ao criticar a letra da canção “Só Fé”, sugerindo que o consumo dos produtos mencionados é inadequado.
  • C O Texto 4 não apresenta intertextualidade, pois a imagem e o texto presentes na prateleira não têm relação com a canção “Só Fé”.
  • D O Texto 4 utiliza intertextualidade ao fazer referência direta aos trechos da canção “Só Fé”, criando uma conexão entre os produtos da prateleira e os elementos citados na música, com a intencionalidade de persuadir o consumidor através da identificação com o sucesso musical.
  • E O Texto 4 utiliza a letra da canção “Só Fé” como uma metáfora para questões relacionadas ao consumo excessivo e à crítica social.

Assinale a opção que apresenta o segmento da crônica que mostra intertextualidade, no sentido de reproduzir outro texto bastante conhecido.

  • A E, no entanto, ainda ontem, isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho:
  • B Eu jogo na linha! eu sou o Pelé; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem;
  • C Uma gritaria, todo mundo se escalando,
  • D todo mundo querendo tirar o selo da bola, bendito fruto de uma suada vaquinha.
  • E Oito de cada lado e, para não confundir, um time fica como está; o outro joga sem camisa.

Analise a sentença abaixo sobre intertextualidades e recursos estilísticos:

A alusão é o ato de indicar ou insinuar um texto anterior sem, no entanto, referir-se explicitamente a ele (1ª parte). A citação, por sua vez, sempre é explícita, ainda que realizada textualmente de forma indireta (2ª parte). Já a paráfrase consiste em um processo de intertextualidade no qual o sentido do texto original é mantido, porém afasta-se total ou parcialmente da estrutura anteriormente utilizada (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Analise os fragmentos de textos a seguir: 



“Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores”.



 (Dias, Gonçalves. Canção do Exílio.)



“Minha terra tem macieiras da Califórnia

onde cantam gaturamos de Veneza.

Os poetas da minha terra

são pretos que vivem em torres de ametista,

os sargentos do exército são monistas, cubistas,

os filósofos são polacos vendendo a prestações.

A gente não pode dormir

com os oradores e os pernilongos”.



 (Mendes, Murilo. Canção do Exílio.)



A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos, à luz do que ensinam Platão e Fiorin, denomina-se intertextualidade. Em relação aos dois textos, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.



( ) O texto de Murilo Mendes é uma paródia, visto que inverte, contesta e deforma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias, polemizando com ele.


( ) O texto de Murilo Mendes é uma paráfrase, visto que reafirma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias.


( ) O texto de Murilo Mendes é uma mera cópia do texto de Gonçalves Dias, visto que apenas altera o vocabulário.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 



  • A V – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – F – F.
  • D V – F – V.
  • E F – V – F.

Analise os fragmentos de textos a seguir:


“Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores”.

(Dias, Gonçalves. Canção do Exílio.)



“Minha terra tem macieiras da Califórnia onde cantam gaturamos de Veneza. Os poetas da minha terra são pretos que vivem em torres de ametista, os sargentos do exército são monistas, cubistas, os filósofos são polacos vendendo a prestações. A gente não pode dormir com os oradores e os pernilongos”.


 (Mendes, Murilo. Canção do Exílio.)



A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos, à luz do que ensinam Platão e Fiorin, denomina-se intertextualidade. Em relação aos dois textos, analise as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O texto de Murilo Mendes é uma paródia, visto que inverte, contesta e deforma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias, polemizando com ele.
( ) O texto de Murilo Mendes é uma paráfrase, visto que reafirma alguns dos sentidos do texto de Gonçalves Dias.
( ) O texto de Murilo Mendes é uma mera cópia do texto de Gonçalves Dias, visto que apenas altera o vocabulário.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 


  • A V – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – F – F.
  • D V – F – V.
  • E F – V – F.