Questões de ITIL (Governança de TI)

Limpar Busca

A respeito do ITIL 4, julgue o item a seguir.
O gerenciamento de nível de serviço auxilia na definição de metas para os níveis de serviço, bem como abrange todas as atividades associadas ao monitoramento.

  • Certo
  • Errado

Acerca de gerenciamento de API, de RESTful e de ITIL 4, julgue o item subsequente.


Na prática de desenvolvimento e gestão de software do ITIL 4, as duas abordagens geralmente aceitas para o desenvolvimento de software são os métodos cascata e agile.

  • Certo
  • Errado

Enquanto o _____________ é um modelo abrangente para Governança de TI, o _____________ é um framework para ________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A COBIT 5 – PMBOK 5 – o gerenciamento de serviços de TI
  • B COBIT 5 – ITIL v.4 – o gerenciamento de serviços de TI
  • C PMBOK 5 – ITIL v.4 – o gerenciamento de projetos de TI
  • D PMBOK 5 – COBIT 5 – o desenvolvimento de sistemas de TI
  • E PMBOK 5 – Planejamento Estratégico de TI – a gestão de projetos

A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI). Desenvolvida inicialmente pela Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA) do Reino Unido na década de 1980, a ITIL visa estabelecer padrões de segurança e confiabilidade na gestão de processos de TI, garantindo uma experiência positiva para os usuários. Ao longo dos anos, a ITIL passou por diversas atualizações para acompanhar as mudanças no ambiente digital e nas demandas das organizações. A versão mais recente – a ITIL 4, foi lançada em fevereiro de 2019. Uma das principais mudanças introduzidas pelo ITIL 4 é o Sistema de Valor de Serviço (SVS). O SVS é um conjunto de componentes e atividades de uma empresa que possibilita a criação de valor. Os componentes do Sistema de Valor de Serviço (SVS) do framework ITIL 4 são:

  • A Cadeia de valor de serviço, governança e melhoria contínua.
  • B Cadeia de valor de serviço, governança e parceiros e fornecedores.
  • C Cadeia de valor de serviço, gerenciamento de estratégia e governança.
  • D Gerenciamento de segurança da informação, gerenciamento de fornecedor e melhoria contínua.

Analise as seguintes afirmações relativas ao Gerenciamento de Incidentes de acordo com os princípios do ITIL.

I. A priorização de incidentes é um processo dinâmico que depende unicamente da severidade do impacto no negócio, sem considerar a urgência relacionada à resolução do incidente.
II. A categorização apropriada de incidentes, durante sua identificação inicial, é fundamental para direcionar o incidente à equipe de resolução mais apropriada e para facilitar a análise de tendências de incidentes ao longo do tempo.
III. O uso de uma base de conhecimento atualizada e acessível é recomendado para apoiar a resolução de incidentes, permitindo que as equipes de suporte encontrem soluções conhecidas ou procedimentos de trabalho padrão de forma mais eficiente.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.