Questões de ITIL v. 3 (Governança de TI)

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O ITIL v3 (Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), um conjunto de boas práticas para organizar os processos de Tecnologia da Informação, é formado por um conjunto de “livros”, que são: estratégia de serviço, desenho de serviço, transição de serviço, operação de serviço e melhoria contínua de serviço. Cada um desses “livros” possui diversos processos e atividades relacionadas a cada um deles. Acerca do “livro” desenho de serviço, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Identifica e gerencia riscos.
  • B Projeta uma infraestrutura segura e resiliente.
  • C Documenta planos, políticas, arquitetura e treinamento da equipe.
  • D Projeta processos eficientes e eficazes para gerenciar o serviço durante o seu ciclo de vida.
  • E Coordena e realiza as atividades e os processos requeridos para entregar e gerenciar os serviços em níveis acordados com usuários e clientes.

Na ITIL v.3, em qual das etapas do ciclo de vida de serviço os serviços são desenvolvidos, testados e liberados de forma controlada?

  • A Estratégia de serviço.
  • B Transição de serviço.
  • C Operação de serviço.
  • D Melhoria contínua de serviço.
  • E Projeto de serviço.

De acordo com o framework ITIL V3, o objetivo do processo de gerenciamento do catálogo de serviços é

  • A identificar e definir o valor do negócio provido pelos serviços de TI.
  • B manter e melhorar a qualidade dos serviços por meio de um ciclo constante de acordos, monitoração e relatórios dos níveis de serviço.
  • C assegurar que o catálogo de serviços seja produzido, mantido e contenha não só informações precisas sobre todos os serviços operacionais, como também sobre aqueles que estão para entrar em produção.
  • D garantir que o acesso às informações do catálogo de serviços seja fornecedido de maneira correta (confidencialidade de dados).
  • E minimizar a interrupção nos serviços de TI por meio da organização dos recursos para solucionar problemas de acordo com as necessidades de negócio.

De acordo com o framework ITIL V3, é INCORRETO afirmar que um dos objetivos do processo de melhoria contínua do serviço é

  • A aperfeiçoar a qualidade do serviço e a eficiência e a eficácia dos processos.
  • B buscar o custo efetivo da entrega de serviços de TI.
  • C verificar se os níveis de serviços estão sendo alcançados.
  • D reduzir o número geral de incidentes.
  • E assegurar que os métodos de gerenciamento da qualidade suportem as atividades de melhoria contínua

De acordo com a ITIL (versão 3), uma organização pode determinar a eficácia do Processo de Gerenciamento de Nível de Serviço quando

  • A realiza auditoria interna e externa.
  • B informa os incidentes da central de serviços.
  • C realiza a verificação dos contratos com os fornecedores de TI.
  • D conduz pesquisas de satisfação do cliente para obter feedback direto sobre a percepção dos usuários.