Questões de ITIL v. 3 (Governança de TI)

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De acordo com o framework ITIL V3, o objetivo do processo de gerenciamento do catálogo de serviços é

  • A identificar e definir o valor do negócio provido pelos serviços de TI.
  • B manter e melhorar a qualidade dos serviços por meio de um ciclo constante de acordos, monitoração e relatórios dos níveis de serviço.
  • C assegurar que o catálogo de serviços seja produzido, mantido e contenha não só informações precisas sobre todos os serviços operacionais, como também sobre aqueles que estão para entrar em produção.
  • D garantir que o acesso às informações do catálogo de serviços seja fornecedido de maneira correta (confidencialidade de dados).
  • E minimizar a interrupção nos serviços de TI por meio da organização dos recursos para solucionar problemas de acordo com as necessidades de negócio.

De acordo com o framework ITIL V3, é INCORRETO afirmar que um dos objetivos do processo de melhoria contínua do serviço é

  • A aperfeiçoar a qualidade do serviço e a eficiência e a eficácia dos processos.
  • B buscar o custo efetivo da entrega de serviços de TI.
  • C verificar se os níveis de serviços estão sendo alcançados.
  • D reduzir o número geral de incidentes.
  • E assegurar que os métodos de gerenciamento da qualidade suportem as atividades de melhoria contínua

De acordo com a ITIL (versão 3), uma organização pode determinar a eficácia do Processo de Gerenciamento de Nível de Serviço quando

  • A realiza auditoria interna e externa.
  • B informa os incidentes da central de serviços.
  • C realiza a verificação dos contratos com os fornecedores de TI.
  • D conduz pesquisas de satisfação do cliente para obter feedback direto sobre a percepção dos usuários.

Com relação ao ITIL 4, julgue o item seguinte. 


No contexto da prática de validação e de teste de serviço do ITIL 4, a validação do serviço é realizada nos estágios iniciais do ciclo de vida do serviço, a fim de confirmar se o design de serviço proposto atende aos requisitos de serviço acordados. 

  • Certo
  • Errado

Um fornecedor de sistemas de Tecnologia da Informação (TI) decidiu por implantar uma estrutura de gestão de serviços de TI baseada no ITIL V3 em sua empresa. Nessa implantação, uma das ações foi prover a empresa com uma Central de Serviços nos moldes do ITIL V3.
Nesse caso, uma das funções que essa Central de Serviços deve ter é

  • A atuar como suporte de primeiro nível para investigação e diagnóstico.
  • B recomendar oportunidades de melhoria nas fases do ciclo de vida de serviço.
  • C acoplar as situações de oferta e a demanda dentro de gerenciamento de serviços.
  • D tratar dos dados recebidos verificando fatores de sucesso e indicadores de desempenho.
  • E certificar-se de que os orçamentos dos projetos de TI atendem à demanda dos recursos adequados.