Questões de Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor (Pedagogia)

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Do ponto de vista do currículo oficial brasileiro, são eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil

  • A as interações e as brincadeiras.
  • B os jogos e a alfabetização científica.
  • C a cidadania e a transparência.
  • D a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade.

As brincadeiras funcionais são o estágio inicial do brincar e envolvem o uso do próprio corpo da criança e a produção de sons. Elas são predominantes desde o início da vida até cerca de 18 meses. Por exemplo, na creche, os pequenos brincam estendendo e encolhendo os braços, balançando as pernas, fazendo ruídos e até chorando, o que permite observar as reações dos outros e como essas ações afetam o mundo ao seu redor.

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As atividades lúdicas são importantes em qualquer faixa etária ou nível de ensino. Entretanto, no que diz respeito a crianças e adolescentes, o trabalho com jogos e brincadeiras torna-se uma verdadeira necessidade, uma vez que essas atividades fazem parte do cotidiano dos alunos dessa faixa etária.
(Vasconcelos, 2012, p. 110.)

Em relação às questões metodológicas ligadas especificamente ao processo de ensino-aprendizagem da história, falar e atuar em jogos ou mesmo em gamificação:

  • A É necessário, desde que se leve em consideração o caráter de infalibilidade da verdade histórica.
  • B É, nos dias atuais, uma necessidade premente, uma vez que que o lúdico pode se encaixar em todas as disciplinas.
  • C Contradiz as principais premissas referentes à própria essência da disciplina histórica, cujos temas não são brincadeira.
  • D É um tanto quanto arriscado e inadequado, uma vez que o teor mais sério e antigo das questões historiográficas muito se distancia desse tipo de proposta.

Antes, durante e após o jogo, o papel do professor na mediação e observação é crucial para que a atividade desempenhe sua função alfabetizadora. Por isso, é preciso garantir que haja sempre a intervenção do professor, já que a função docente é fundamental, sendo importante preservar a natureza do jogo, aproveitando a animação e envolvimento das crianças para dar explicações no quadro.

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A BNCC propõe seis direitos de aprendizagem para a Educação Infantil, todos ligados às brincadeiras, incluindo o direito de brincar. O documento garante que a criança deve ter a oportunidade de brincar diariamente de diversas maneiras, em diferentes ambientes e com diferentes parceiros, para expandir seu acesso a produções culturais e enriquecer suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

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