As atividades lúdicas são importantes em qualquer faixa etária ou nível de ensino. Entretanto, no que diz respeito a crianças e adolescentes, o trabalho com jogos e brincadeiras torna-se uma verdadeira necessidade, uma vez que essas atividades fazem parte do cotidiano dos alunos dessa faixa etária.
(Vasconcelos, 2012, p. 110.)
Em relação às questões metodológicas ligadas especificamente ao processo de ensino-aprendizagem da história, falar e atuar em jogos ou mesmo em gamificação:
- A É necessário, desde que se leve em consideração o caráter de infalibilidade da verdade histórica.
- B É, nos dias atuais, uma necessidade premente, uma vez que que o lúdico pode se encaixar em todas as disciplinas.
- C Contradiz as principais premissas referentes à própria essência da disciplina histórica, cujos temas não são brincadeira.
- D É um tanto quanto arriscado e inadequado, uma vez que o teor mais sério e antigo das questões historiográficas muito se distancia desse tipo de proposta.