Questões de Jornalismo Científico (Comunicação Social)

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Para redigir um artigo sobre a nova estrutura normativa de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, um colaborador do Jornal da Unicamp analisou a Lei nº 13.243, de janeiro de 2016 e a Emenda Constitucional nº 85, de fevereiro de 2015, e concluiu que a reestruturação da área foi feita sobre três eixos principais: 1) a simplificação de processos administrativos, orçamentários e financeiros do Estado na área de CTI;

(Marcelo Minghelli. Adaptado)

  • A 2) criação de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 3) integração do setor privado ao setor público.
  • B 2) criação de um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 3) tornar o Estado o centro irradiador da temática científica no Brasil.
  • C 2) criação de dois polos diferenciados: um para Ciência Pura e outro para Tecnologia e Inovação e 3) integração do setor privado ao setor público.
  • D 2) criação de dois polos diferenciados: um para Ciência Pura e outro para Tecnologia e Inovação e 3) criação de isenções fiscais para o setor privado investir em CT&I.
  • E 2) criar um sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e 3) criação de isenções fiscais para o setor privado investir em CT&I.

Sabe-se que a reportagem de ciência e tecnologia, ao informar, complementa e atualiza conhecimentos, e, nesse sentido, educa e atua sobre a sociedade e a cultura.


A esse respeito, avalie as afirmações acerca das características técnicas e teóricas da pauta, apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos na especificidade da divulgação científica.


I. A tarefa da reportagem especializada em ciência e tecnologia é transformar conhecimento científico-tecnológico em informação jornalística.

II. O fundamental num texto de informação jornalística científica é fazer compreender e aproximar o universo da ciência do universo em que vive e pensa o consumidor da informação.

III. A reportagem de ciência e tecnologia cumpre algumas funções básicas como educar ao socializar o conhecimento pela transmissão da informação jornalística científica.

IV. As relações entre o público a que se destina o cientista e entre o público a que se destina o jornalista, no que se refere ao acontecimento científico, são semelhantes.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.

Uma pesquisa com resultados polêmicos (pelo ineditismo dos dados apresentados) foi publicada em um prestigiado periódico científico internacional, por um integrante de determinada entidade. A entidade, por meio de seu assessor, deverá

  • A escrever uma nota oficial explicando a pesquisa com um testemunhal do autor do artigo. Uma vez pertencente à entidade, ele pode falar em nome de toda a instituição.
  • B manifestar-se se for procurada pela imprensa para emitir uma nota. Nela deve constar apenas a fala do integrante da diretoria para não comprometer a entidade.
  • C convocar imediatamente uma coletiva de imprensa para explorar a repercussão do assunto e aproveitar para incluir outros integrantes da diretoria na publicidade espontânea.
  • D emitir nota oficial com o posicionamento sobre a pesquisa. Para isso, é preciso ouvir o presidente, que fala em nome da entidade, o integrante da entidade e redigir um texto informativo que será entregue para a imprensa.
  • E publicar publicidade paga nos jornais de grande circulação com as fotos do presidente da entidade ao lado do autor da pesquisa para gerar, depois, publicidade espontânea por meio de reportagens acerca deste tema.

Leia o texto a seguir:
O deputado Lamar Smith, o republicano do Texas que preside a Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara, nega o aquecimento global. Smith usou o posto para iniciar uma série de caça às bruxas ao estilo de McCarthy, emitindo intimações e exigindo correspondências confidenciais e testemunhos de cientistas, civis, agências científicas do governo, procuradores gerais e organizações sem fins lucrativos cujos trabalhos mostram que o aquecimento global está acontecendo, é causado por humanos e que − surpresa − companhias de energia buscam plantar dúvidas sobre esses fatos.
(...)
A situação da ciência se tornou tão partidária que a frase mais aplaudida do discurso de Hillary Clinton durante a cerimônia de aceitação da candidatura em nome do Partido Democrata foi “Eu acredito na ciência”. Donald Trump, em contraste, é o primeiro grande candidato à presidência a negar explicitamente a existência da mudança climática, tendo se referido ao fenômeno como um “trote” ou “engano” inúmeras vezes. Nas suas respostas para a organização que eu ajudei a fundar, ScienceDebate.org, que faz candidatos à presidência responderem a perguntas sobre ciência, ele nos disse que “ainda existe tanto a ser investigado no campo da ‘mudança climática’” colocando o termo entre aspas para sugerir a dúvida sobre sua existência real. Quando questionado sobre seus comentários sobre o tal “trote”, a gerente de campanha de Trump, Kellyanne Conway, afirmou que ele não acredita que o aquecimento global tenha sido causado por seres humanos. (OTTO, Shawn. Um plano de defesa contra a Guerra à Ciência. In: Scientific American Brasil. Disponível em: < http://www2.uol.com.br/ sciam/noticias/um_plano_de_defesa_contra_a_guerra_a_ciencia.html>)
De acordo com o texto, além da relevância, interesse público e atualidade, outro critério de noticiabilidade de temas científicos para o público geral deve ser

  • A a aprovação de segmentos cujas crenças seriam afetadas pela descoberta, como lideranças religiosas.
  • B a aceitação da opinião pública sobre a descoberta.
  • C os impactos políticos possivelmente gerados pela publicização do tema.
  • D a orientação político-ideológica do cientista que comprovou a descoberta.
  • E a comprovação da descoberta ser aceita na comunidade científica.

Segundo Duarte(org.) (2009), pesquisando e analisando os múltiplos significados e acepções que existem para Comunicação Pública (CP), na bibliografia, em SITES, em cursos universitários, é possível identificar cinco áreas diferentes de conhecimento e atividade profissional.

Uma área em que a comunincação pública NÃO é identificada é a área da comunicação

  • A organizacional.
  • B governamental.
  • C científica.
  • D cultural.
  • E política.