Questões de Jornalismo Digital (Jornalismo)

Limpar Busca
Analise as informações a seguir:
I. A comunicação digital memoriza, trata, distribui e permite a consulta de muitas informações em pouco tempo em razão de três fatores: fator tempo (mais velocidade na transmissão da informação), fator espaço (o digital ocupa menos espaço que o papel) e fator transparência (a informação pode ser checada em tempo real).
II A comunicação pode ser tanto dirigida ao público interno à instituição, quanto ao público externo, sendo o público interno aquele que deve receber a comunicação das novidades por primeiro, para ajudar o público externo a compreender e aderir à novidade que lhe for comunicada.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:
I. Sobre a comunicação digital, é correto afirmar que ela inova ao permitir a convergência das linguagens textual, imagética e sonora, levando informações jornalísticas ao consumidor que passa a ter uma experiência multissemiótica ao acessá-las.
II. Sobre a comunicação digital, é correto afirmar que ela pode expandir jornalisticamente as informações da organização por diferentes canais como sites institucionais, blogs, mídias sociais, aplicativos de mensagens, chatbots de atendimento ao vivo, Serviço de Atendimento ao Cliente, entre outros.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

O suporte digital no jornalismo trouxe algumas inovações, como maior espaço para os textos e maior disponibilidade de recursos, como os infográficos, por exemplo. Sobre os infográficos, pode-se dizer que, em termos de qualidade da informação veiculada ao leitor, 

  • A degradam o trabalho do jornalista, pois condensam informações que o leitor deveria encontrar apenas no texto.
  • B servem como suportes a notícias falsas, pois facilmente transformam-se em cards para redes sociais.
  • C são importantes, pois agregam informações ao leitor de forma clara e de fácil visualização.
  • D acrescentam pouco no resultado de como as informações são dispostas em uma página eletrônica.

No jornalismo digital o planejamento é indispensável para conseguir atender aos objetivos e atingir o seu público. Uma das etapas mais importantes do planejamento é o storyboard que pode ajudar tanto na produção de conteúdos em uma demanda razoável, quanto na editoração dessa produção em um site, por exemplo. Assinale a alternativa que aponta corretamente para a função do storyboard.

  • A O storyboard auxilia no planejamento e determina as pautas que serão trabalhadas por um site noticioso.
  • B O storyboard determina a seleção de informações e pautas relevantes para o dia a dia de um site de notícias.
  • C O storyboard pode funcionar como um roteiro para o desenvolvimento de um site e permite a otimização de produção e tempo em conjuntos muito grandes de documentos.
  • D O storyboard ajuda, principalmente, na apresentação institucional da empresa e apresenta informações relevantes sobre a criação, valores e serviços coorporativos.
  • E O storyboard é uma as principais formas de impulsionamento de conteúdos nas redes sociais digitais, conseguindo atingir públicos pontuais.

A respeito da prática do jornalismo na esfera digital, que engloba a produção, a distribuição e o consumo de notícias e as informações em plataformas on‑line, avalie o item. 
No webjornalismo, um site responsivo de qualidade define‑se pela manutenção de canais de produção colaborativa com o público, pelo compromisso com a correção de erros e pela transparência nos modos de produção e posicionamento editorial.

  • Certo
  • Errado