De acordo com a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a explicação de Strobel (2009, p. 136) citada a seguir, qual das alternativas reflete corretamente a inclusão da Libras no currículo escolar para alunos ouvintes?
“Os sujeitos “ouvintes”, que podem ser os alunos de cursos de línguas de sinais, família, professores de inclusão, professores bilíngues, intérpretes, amigos e outros, são encorajados a ver o mundo dos surdos através dos seus olhos como uma cultura diferente.”
- A A Lei nº 10. 436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 estipulam que a Libras deve ser ensinada exclusivamente para surdos e não há necessidade de sua inclusão no currículo para alunos ouvintes, uma vez que a compreensão da cultura surda não é considerada obrigatória para eles.
- B A inclusão da Libras no currículo escolar visa permitir que ouvintes, como alunos, professores e outros, compreendam a cultura surda de maneira distinta. Essa compreensão é facilitada por meio da participação em interações sociais e do contato direto com surdos, proporcionando novas experiências. Esta abordagem está alinhada com a perspectiva de Strobel que destaca a importância de os ouvintes perceberem a cultura surda de forma diferenciada.
- C A Lei nº 10.436/2002 determina que a Libras deve ser ensinada apenas em cursos de formação de professores e intérpretes, não é necessária sua inclusão no currículo escolar geral para alunos ouvintes em níveis de ensino fundamental e médio.
- D O Decreto nº 5.626/2005 estabelece que a Libras deve ser oferecida exclusivamente como uma atividade extracurricular e a obrigatoriedade de inclusão no currículo escolar regular.