Questões de Legislação em Marketing (Marketing)

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A primeira etapa do processo de marketing é entender, entre outros fatores, o mercado no qual está inserido. Por operar em um ambiente complexo, de constante mudança, deve-se dar atenção àquilo que constitui não apenas o microambiente, mas também o macroambiente de atuação do marketing, que é constituído de forças sociais mais amplas, capazes de afetar o microambiente.
Se um conjunto de leis e regulações é criado com o intuito de proteger as empresas, proteger os consumidores, ou mesmo de proteger os interesses da sociedade, seu conhecimento por profissionais que executam um planejamento de marketing está diretamente ligado à seguinte força que atua no macroambiente empresarial:

  • A demográfica
  • B econômica
  • C político-social
  • D cultural
  • E natural

Uma consumidora idosa esperava contratar um empréstimo consignado com desconto em seu benefício previdenciário. No entanto, um vendedor de forma intencional e deliberada, ofereceu o que lhe convinha vender: um empréstimo por meio de um saque em cartão de crédito consignado, sem informar a taxa de juros, o custo efetivo total da operação, ou o valor do desconto mínimo no benefício previdenciário.

Considere-se que ser ético nas vendas significa ser honesto e que é preciso colocar-se no lugar do cliente e atender plenamente suas necessidades para que ele tenha a certeza de que fez uma boa aquisição de serviço.

Dessa forma, pode-se constatar que o exemplo dessa consumidora idosa caracteriza uma situação de 

  • A propina
  • B conluio
  • C espionagem
  • D conflito de interesses
  • E indução ao erro

No que se refere à promoção de vendas, julgue o item seguinte. 
Dada a inexistência de uma legislação promocional, cabe aos comerciantes estabelecer suas próprias ações promocionais, como a distribuição gratuita de prêmios, bem como regular as datas e condições de participação no processo de promoção de vendas.

  • Certo
  • Errado

Para exercer a sua profissão, os técnicos industriais estão facultados a proceder ao registro perante os conselhos profissionais da jurisdição de exercício de sua atividade.

  • Certo
  • Errado

Os técnicos de 2.º grau das áreas de arquitetura e de engenharia civil, na modalidade edificações, poderão projetar e dirigir edificações de até 80 m2 de área construída, que não constituam conjuntos residenciais, realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálicas, e exercer a atividade de desenhista de sua especialidade.

  • Certo
  • Errado