A construção do Código de Ética Profissional da Educação Física, conforme exposto na Resolução CONFEF nº 307/2015, se deu por meio do estabelecimento de 12 itens norteadores, que buscam fixar a forma pela qual os profissionais devem conduzir suas ações. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
- A A preservação da saúde dos beneficiários implica sempre a responsabilidade social dos profissionais de Educação Física, em todas as suas intervenções. Tal responsabilidade não deve nem pode ser compartilhada com pessoas não credenciadas, seja de modo formal, institucional ou legal.
- B O Código de Ética constitui-se em documento de referência para os profissionais de Educação Física, no que se refere aos princípios e diretrizes para o exercício da profissão, e aos direitos e deveres dos beneficiários das ações e dos destinatários das intervenções.
- C Considerando-se os preceitos estabelecidos pela bioética, quando de seu exercício, os Profissionais de Educação Física estarão sujeitos sempre a assumirem as responsabilidades que lhes cabem.
- D O Código de Ética Profissional do Sistema CONFEF/CREFs, instrumento regulador do exercício da profissão, formalmente vinculado às Diretrizes Regulamentares do Sistema CONFEF/CREFs, define-se como um instrumento legitimador do exercício da profissão, sujeito, portanto, a um aperfeiçoamento contínuo que lhe permita estabelecer os sentidos educacionais, a partir de nexos de deveres e direitos.
- E As perspectivas filosóficas, científicas e educacionais do Sistema CONFEF/CREFs se tornam complementares a este Código, ao se avaliarem fatos na instância do comportamento moral, tendo como referência um princípio ético que possa ser generalizável e universalizado. Em síntese, diante da força de lei ou de mandamento moral (costumes) de beneficiários e destinatários, a mediação do sistema produz-se por meio de posturas éticas (ciência do comportamento moral), símiles à coerência e fundamentação das proposições científicas.