Questões de Lei federal 10.436, de 24/04/02 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (Pedagogia)

Limpar Busca
As descrições linguísticas das línguas de sinais são fundamentais para seu conhecimento e reconhecimento legal. Por ser uma língua oficial no Brasil pesquisas linguísticas apontam que a interação verbal social dos locutores pode ser caracterizada fonologicamente de duas maneiras, diferentes das línguas orais que são consideradas uma língua de alto grau de linearidade. Assinale a alternativa correta referente a propriedades da língua de sinais:
  • A Linearidade e espectrogramas.
  • B Simultaneidade e localizacionista.
  • C Linearidade e naturais controladas .
  • D Linearidade e simultaneidade.
No campo educacional o Brasil convive com diferenças metodológicas e diferentes visões sobre os surdos e sua educação. Segundo Goldfeld, uma das correntes comunicativas tem como pressuposto básico que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua própria. Assinale a única proposta que defende a idéia de que o surdo não precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo aceitar e assumir sua surdez.
  • A Oralismo
  • B Bimodalismo
  • C Comunicação Total
  • D Bilingüismo
Autores apontam sobre a importância da concepção de identidade sociológica para situar o sujeito surdo e o quão heterogêneo podem ser. Prova disso, Gladis Perlin classifica os tipos de identidade surda. Quais são? Assinale a alternativa correta.
  • A Identidade surda, híbrida, de transição, incompleta e flutuante.
  • B Identidade surda, bilíngüe, de oposição, flutuante e completa
  • C Identidade ouvinte, surda, de transposição, discursiva e bipolar.
  • D Identidade ouvinte, multicultural, bilíngüe, flutuante e incompleta.
Lacerda afirma que, o decreto 5625/2005 que regulamentou a educação dos surdos no Brasil indicou que as necessidades linguísticas destes sujeitos devam ser respeitadas inclusive na escola. Todavia a responsabilidade pela educação do aluno surdo: I. não pode recair sobre o interprete, já que seu papel principal é interpretar. II. deve se constituir em parceria com o professor. III. deve propiciar a comunicação dos alunos atentos a aula, caso contrário o interprete para de sinalizar. IV. pode recair sobre o interprete em salas de aula inclusiva Para promover a melhor condição possível de aprendizagem à criança surda, quais são as atribuições corretas dos profissionais que atuam em sala de aula? Estão corretas:
  • A I apenas
  • B I e II
  • C II apenas
  • D III e IV
Tudo o que pode ser transmitido por uma língua oral, desde que seja importante e significativo para a comunidade pode ser expresso pelas línguas de sinais. A citação de Digiampietri, é considerada:
  • A Incorreta pois as línguas de sinais são línguas icônicas e gesticuladas.
  • B Incorreta pois as línguas orais são complexas e as línguas de sinais são limitadas
  • C Correta devido a complexidade da língua e através das línguas de sinais podem ser manifestadas metáforas, ironia, sarcasmos e outros.
  • D Corretas pois são línguas semelhantes e ambas são de modalidade visual espacial.