Questões de Lei nº 10.436 de 2002 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) (Pedagogia)

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A Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, teve grande impacto na educação de surdos no Brasil. Sendo assim, são consequências diretas dessa Lei: 

I. A inclusão da Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores. 
II. O reconhecimento da Libras como língua oficial do Brasil, equiparando-a ao português.
III. A valorização da cultura surda e a promoção da inclusão social dos surdos na sociedade brasileira.
IV. A criação de cursos de formação de professores de Libras em diferentes níveis de ensino.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E Apenas I, III e IV.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é uma legislação fundamental para garantir o direito à educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros, incluindo os surdos. No caso da educação bilíngue de surdos, a LDB: 
I. Reconhece a Libras como língua de sinais oficial no Brasil, o que significa que os surdos têm o direito de serem educados na sua língua natural. II. Assegura o direito dos surdos à educação bilíngue, ou seja, a possibilidade de aprender a Libras sinalizada e escrita, isentando a obrigatoriedade em Língua Portuguesa, de forma a facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento bilíngue dos estudantes. III. Estabelece diretrizes para a formação de professores de educação bilíngue de surdos, garantindo que esses profissionais estejam capacitados para atuar de forma eficaz no ensino de surdos. IV. Preconiza a inclusão dos surdos no sistema educacional regular, garantindo que esses estudantes tenham principal função da LDB.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas I, II e IV.
  • E Apenas I, III e IV.

Consoante a Lei de Inclusão, a escola deve oferecer a educação bilíngue, em LIBRAS, como:

  • A segunda língua e língua portuguesa como primeira, na modalidade oral.
  • B primeira língua e língua portuguesa como segunda, na modalidade oral.
  • C segunda língua e língua portuguesa como primeira, na modalidade escrita.
  • D primeira língua e língua portuguesa como segunda língua, na modalidade oral.
  • E primeira língua e língua portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita.

Com base no estudo da Língua Brasileira de Sinais – Libras, considere as seguintes assertivas:


I- Expressões faciais são formas de comunicar algo, um sinal pode mudar completamente seu significado em função da expressão facial utilizada;


II- Em Libras, as horas são sinalizadas de formas diferentes dependendo do que se quer expressar;


III- Em todas as línguas de sinais, inclusive na Libras, cada palavra é representada por um sinal, por isso é incorreto caracterizar os sinais da Libras como simples gestos ou mímicas, uma vez que se diferem por regras gramaticais específicas.


IV- Pessoas ouvintes dão ênfase na frase através do tom de voz. Como a pessoa surda não ouve o tom da voz, a ênfase das frases pode ser dada para ela mediante a repetição de um sinal.


Considerando as assertivas acima, quais delas são corretas:

  • A I, II e III
  • B I, III e IV
  • C I e II
  • D I, II, III e IV
  • E II e III

A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma sequencial ou simultânea. Segundo Brito (1995), os parâmetros primários relacionados nessa estruturação são:

  • A Configuração das mãos, ponto de articulação e movimento;
  • B Disposição das mãos, região de contato e movimento;
  • C Configuração das mãos, ponto de articulação e expressões faciais;
  • D Configuração das mãos, movimento e expressões faciais;
  • E Disposição das mãos, movimento e expressões faciais.