Questões de Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações (Pedagogia)

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Segundo a Lei nº 9.394/1996, torna-se componente curricular obrigatório, nos estabelecimentos de ensino

  • A superior e tecnológico, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • B fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
  • C fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura europeia e norte-americana.
  • D superior e tecnológico, públicos e privados, o estudo da história e cultura europeia e norte-americana.
  • E fundamental e de ensino médio, públicos e privados, o estudo da história e cultura asiática e hindu.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é fundamental:

  • A Iniciar a alfabetização formal já na educação infantil.
  • B Promover a participação ativa das famílias na educação das crianças.
  • C Garantir que todos os brinquedos sejam padronizados.
  • D Reduzir o tempo de brincadeira para aumentar o tempo de atividades dirigidas.

Assinale um dos princípios que está incluído na base do ensino conforme a Lei nº 9.394.

  • A Redução da carga horária escolar.
  • B Inclusão obrigatória de educação financeira no currículo.
  • C Valorização da experiência extra-escolar.
  • D Exclusividade de instituições públicas de ensino.

De acordo com a Lei nº 9.394 em seu Art.2º, a educação deve ser inspirada em:

  • A Hierarquia e disciplina.
  • B Competitividade e inovação.
  • C Economia e eficiência.
  • D Liberdade e solidariedade humana.

Qual princípio é afirmado pelo artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no Brasil:

  • A A educação é dever exclusivo do Estado, sem a participação da família.
  • B A educação é um dever compartilhado entre a família e o Estado, visando o pleno desenvolvimento do educando. 
  • C A educação deve ser fornecida apenas a alunos com necessidades especiais.
  • D A educação deve ser centrada apenas em aspectos acadêmicos, sem considerar a cidadania ou qualificação para o trabalho.