Questões de Lei nº 10.639/2003 – Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira" (Pedagogia)

Limpar Busca
A partir do estabelecimento da Lei no 11.645, de 10 março de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996), torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena em
  • A estabelecimentos de Ensino Fundamental, somente
  • B estabelecimentos de Educação infantil e de Ensino Fundamental
  • C estabelecimentos públicos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, somente
  • D todos os estabelecimentos públicos e privados de Ensino Fundamental e de Ensino Médio
  • E todos os estabelecimentos de Educação Básica e de Educação Superior

A Lei nº 10.639/2003, torna obrigatório o estudo da História e Cultura Afro Brasileira e Africana:

  • A Nos estabelecimentos oficiais de ensino e nas comunidades indígenas e quilombolas.
  • B Na Educação infantil e ensino fundamental de escolas públicas.
  • C Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.
  • D Nas escolas confessionais e de movimentos populares.
  • E Em todos os níveis e modalidades de ensino através da criação de uma nova disciplina curricular.

Analise as frases:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As frases acima são exemplos de discursos


  • A ideológicos veiculados em nossa sociedade que merecem ser reforçados na escola.
  • B ideológicos veiculados em nossa sociedade que merecem uma reação crítica.
  • C neutros veiculados em nossa sociedade que merecem ser reforçados na escola.
  • D neutros veiculados em nossa sociedade que merecem uma reação crítica.
  • E ideológicos veiculados que em nada se relacionam com a prática docente.

A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Exige questionamento dos lugares de poder.
  • B Indaga sobre a relação entre direitos e privilégios.
  • C Propõe a reflexão sobre as culturas negadas e silenciadas nos currículos.
  • D Valoriza a inexistência de conflitos étnicos na sociedade brasileira.
  • E Implica conflito, confronto, negociações e produz algo novo.

A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida.

A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos

I. apreender a manifestação da identidade racial.

II. estimular a promoção da autoestima dos alunos.

III. alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro.

Está correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.