Questões de Libâneo (Pedagogia)

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De acordo com José Carlos Libâneo (2001), “Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando à formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e grupal”. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:

I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.

Quais estão corretas?

  • A Apenas II.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A partir das concepções de Libâneo (2015), sustentar o entendimento de que o contexto institucional e sociocultural educa, que o ambiente social existente na escola educa, significa dizer que os modos de funcionamento da escola são práticas educativas, eles educam e ensinam, propiciam aprendizagens, produzem mudanças no modo de pensar e agir das pessoas. Isso pode ser comprovado desde a concepção de gestão que vigora na escola, a estrutura de gestão, o processo de tomada de decisões, as formas de relacionamento entre as pessoas, até o modo como funcionam a entrada das crianças na sala de aula, o relacionamento do pessoal administrativo com os alunos, o relacionamento entre as professoras, a distribuição da merenda, a higiene dos banheiros, a limpeza, etc. São representações dos pensamentos de Libâneo, EXCETO:

  • A A escola é o melhor lugar de formação continuada, visando ao desenvolvimento pessoal de gestores e professores.
  • B O ambiente escolar, o que se faz e o que se diz na escola, sequer influenciam nos processos de aprendizagem dos alunos e professores.
  • C Todas as práticas citadas carregam um forte sentido educativo e de aprendizagem.
  • D Toda escola precisa ser bem organizada para que os alunos aprendam melhor e formem convicções no seu modo de pensar e agir.
  • E A escola é um lugar de aprender a profissão docente, de modo que todos contribuam no aprimoramento das práticas de organização e gestão, levando a melhorar a aprendizagem dos alunos.

Libâneo (2012) faz uma crítica a como, muitas vezes, a função social da escola sobreleva a sua função escolar propriamente dita. Ou seja, para o autor, o problema está na distorção dos objetivos da escola, quando a função de socialização passa a ter apenas o sentido de convivência, de compartilhamento cultural, de práticas de valores sociais, em detrimento do acesso à cultura e à ciência acumuladas pela humanidade. Com isso o autor, postula que:

  • A A escola deveria ser pública e gratuita para todos.
  • B Não há justiça social sem conhecimento, nem cidadania, se os alunos não aprenderem.
  • C A escola não socializa como deveria.
  • D Garantir escola para todos é dever do Estado e sua oferta é direito das crianças e jovens.
  • E Os métodos atuais da escola são obsoletos frente às novas tecnologias.

Libâneo, em seu livro Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos, esclarece que “a contribuição essencial da educação escolar para a democratização da sociedade consiste no cumprimento de sua função primordial, o ensino.” (Libâneo, 2014, p. 12). Fonte: Libâneo, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

Neste contexto, e considerando o autor citado, analise as afirmativas abaixo sobre a democratização da escola pública.

I- A democratização da escola pública deve ser entendida como a ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, aprimoramento da prática educativa escolar, visando à elevação cultural e científica das camadas populares.
II- A mudança nos processos de tomada de decisões no âmbito do sistema escolar, que é marcada unicamente pela participação de pais e professores nesses processos, é o que há de essencial na luta pela democratização da escola pública.
III- Do ponto de vista dos órgãos oficiais, a democratização da escola pública se encerra em viabilizar acesso à escola para as camadas mais pobres da população, não cabendo a esses órgãos preocupações com o oferecimento de condições mínimas que assegurem a permanência neste espaço.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e II.
  • B II.
  • C I.
  • D II e III.
  • E I e III.

De acordo com Libâneo (1990), as tendências pedagógicas têm um impacto significativo nas práticas educativas. Analise as afirmativas a seguir que representam corretamente as tendências pedagógicas discutidas pelo autor.

I- A educação tradicional prioriza a memorização e a transmissão unidirecional de conteúdo.
II- A educação libertadora visa ao empoderamento do aluno por meio da crítica e da reflexão.
III- A educação escolarizada enfatiza a divisão rígida entre disciplinas, sem promover articulação entre elas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E III, apenas.