Questões de Libâneo (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo Libâneo (2013), a avaliação deve:

I. Constatar progressos e dificuldades dos alunos. II. Comparar os resultados obtidos com os objetivos propostos. III. Reorientar o trabalho para correções necessárias.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

De acordo com Libâneo (1994), qual é o principal objetivo da avaliação na prática docente?

  • A Realizar provas e atribuir notas aos alunos.
  • B Estabelecer um ranking dos alunos com base em suas notas.
  • C Verificar se os objetivos propostos foram atingidos.
  • D Avaliar apenas os conhecimentos teóricos dos alunos.
  • E Motivar os alunos através da competição.

Segundo Libâneo (2013), a Pedagogia Progressista designa as teorias que partem de uma análise crítica das realidades sociais e da educação. São elas:

I. Pedagogia Renovada.
II. Pedagogia Libertadora.
III. Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A didática, enquanto área da pedagogia, dedica-se à investigação e aplicação de métodos e técnicas de ensino, abrangendo desde a concepção teórica até a prática pedagógica efetiva. De acordo com Libâneo (1994), a didática não se limita à mera transmissão de conteúdos, mas envolve uma reflexão crítica sobre os processos educativos e a mediação do conhecimento. Considerando essa definição abrangente, qual das seguintes afirmativas melhor descreve a aplicabilidade da didática no contexto educacional contemporâneo?

  • A Circunscrita exclusivamente a certas áreas do saber, sendo aplicável apenas a conteúdos específicos e pré-definidos.
  • B Indispensável para todas as áreas do conhecimento, sendo utilizada para estruturar, planejar, e conduzir processos educativos.
  • C Utilizada predominantemente em contextos onde os discentes apresentam dificuldades de aprendizagem acentuadas, direcionando-se ao nivelamento.
  • D Restringida ao planejamento de atividades práticas, desconsiderando aspectos teóricos inerentes aos processos de ensino e aprendizagem.
  • E Considerada uma ferramenta opcional, cujo uso é determinado pela conveniência e preferência individual dos professores, sem obrigatoriedade.

De acordo com a Base Curricular Municipal da Educação Fundamental de Concórdia (2023) e Libâneo (1994), no processo de ensino e aprendizagem a avaliação tem como função:

  • A Medir o sucesso e o fracasso dos estudantes.
  • B Produzir uma síntese avaliativa individual.
  • C Reorientar o trabalho pedagógico.
  • D Classificar os estudantes.
  • E Finalizar o processo de ensino.