Questões de Licitações e Lei nº 14.133 de 2021 (Direito Administrativo)

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A sociedade empresária XYZ, interessada em participar de um processo licitatório cujo edital fora publicado pelo Estado Alfa, tomou conhecimento de que poderá ser exigida, no momento da apresentação da proposta, a comprovação do recolhimento de quantia a título de garantia de proposta, como requisito de pré-habilitação.


Nesse cenário, considerando as disposições da Lei no 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), é correto afirmar que

  • A a garantia de proposta deverá ser prestada em dinheiro ou em títulos da dívida pública emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil, e avaliados por seus valores econômicos, conforme definido por ato do Ministro da Casa Civil.
  • B a garantia de proposta poderá ser dispensada, por decisão motivada da autoridade administrativa competente, a pedido do licitante interessado, desde que se trate de empresa constituída e em funcionamento há mais de um ano e que tenha notória especialização na matéria objeto da contratação pública.
  • C a garantia de proposta será devolvida aos licitantes no prazo de trinta dias, contado da assinatura do contrato ou da data em que for declarada fracassada a licitação.
  • D implicará execução do valor integral da garantia de proposta a recusa em assinar o contrato ou a não apresentação dos documentos para a contratação.
  • E a garantia de proposta não poderá ser superior a dez por cento do valor estimado para a contratação.

A Lei nº 14.133/2021, que substitui as legislações anteriores sobre licitações e contratos administrativos, tem como uma de suas finalidades:

  • A Estabelecer normas apenas para a contratação de bens e serviços pelo setor privado.
  • B Eliminar a necessidade de licitação em todos os casos de contratação pública, visando à celeridade.
  • C Garantir a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública, promovendo o desenvolvimento nacional sustentável.
  • D Mitigar a transparência nos processos licitatórios para agilizar as contratações públicas.
  • E Permitir que os contratos administrativos sejam feitos diretamente com qualquer interessado, sem a necessidade de concorrência pública.

Entre as modalidades de licitação previstas na referida Lei, assinale a alternativa correta.

  • A Prevê as mesmas modalidades de licitação presentes na legislação anterior, sem alterações.
  • B Introduziu a modalidade “leilão inverso” para todas as contratações de obras públicas.
  • C O pregão pode ser utilizado exclusivamente para contratação de obras públicas, independentemente do valor.
  • D A concorrência, o pregão e o diálogo competitivo são modalidades de licitação previstas.
  • E O convite foi mantido como modalidade de licitação para pequenas contratações, com valores inferiores a R$ 50.000,00.

Nos casos de dispensa de licitação, conforme a referida Lei, é correto afirmar que:

  • A A inexigibilidade de licitação ocorre quando há pluralidade de fornecedores disponíveis no mercado.
  • B A dispensa de licitação é obrigatória em todas as contratações cujo valor seja inferior a R$ 10.000,00.
  • C A licitação pode ser dispensada em casos de emergência ou calamidade pública, desde que a contratação seja necessária para atender a situação emergencial.
  • D A inexigibilidade de licitação ocorre apenas quando o valor da contratação supera os limites legais, independentemente da exclusividade do fornecedor.
  • E A Lei elimina a possibilidade de dispensa e inexigibilidade de licitação.

Com base na Lei indicada, quanto ao controle das contratações públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A primeira linha de defesa é integrada por servidores e empregados públicos, agentes de licitação e autoridades que atuam na estrutura de governança do órgão ou entidade.
  • B A omissão na prestação das informações impedirá as deliberações dos órgãos de controle, retardando a aplicação de qualquer de seus prazos de tramitação e de deliberação.
  • C Os órgãos de controle adotarão, na fiscalização dos atos previstos nesta Lei, critérios de oportunidade, materialidade, relevância e risco e considerarão as razões apresentadas pelos órgãos e entidades responsáveis e os resultados obtidos com a contratação.
  • D As razões apresentadas pelos órgãos e entidades responsáveis deverão ser encaminhadas aos órgãos de controle até a conclusão da fase de instrução do processo e não poderão ser desentranhadas dos autos.
  • E Os tribunais de contas deverão, por meio de suas escolas de contas, promover eventos de capacitação para os servidores efetivos e empregados públicos designados para o desempenho das funções essenciais à execução desta Lei, incluídos cursos presenciais e à distância, redes de aprendizagem, seminários e congressos sobre contratações públicas.