Questões de Liderança e Motivação (Administração Geral)

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De acordo com Chiavenato (2022), a motivação é um termo utilizado com vários significados, como necessidade, impulso, desejo, vontade, meta, objetivo, motivo ou incentivo. Dada a multiplicidade de definições para a motivação, não faltam teorias nem pesquisas sobre o assunto, sendo a hierarquia de necessidades de Maslow uma das principais. Considerando que o fundamento dessa teoria é que as necessidades podem ser hierarquizadas, relacione adequadamente os exemplos hipotéticos de necessidades em uma organização pública com sua respectiva classificação.


1. Fisiológica.

2. Segurança.

3. Social.

4. Estima.

5. Autorrealização.


( ) Salários pagos pontualmente aos servidores públicos para garantir que possam cobrir necessidades como alimentação, moradia e saúde.


( ) Reconhecer e valorizar os servidores públicos por meio de programas de premiação, elogios públicos e feedback positivo.


( ) Promover um ambiente de trabalho colaborativo, através de atividades de integração e trabalho em equipe, estimulando a comunicação aberta.


( ) Proporcionar aos servidores públicos oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, como participação em projetos inovadores e desafiadores, autonomia na tomada de decisões e incentivos para continuar seus estudos ou especializações.


( ) Garantir direitos trabalhistas, como estabilidade e seguro-saúde, e a disponibilização de equipamentos de proteção individual e descrever os riscos no ambiente de trabalho.


A sequência está correta em 

  • A 1, 4, 3, 5, 2.
  • B 2, 5, 1, 4, 3.
  • C 4, 2, 5, 3, 1.
  • D 3, 1, 4, 2, 5.

O processo administrativo é fundamental para integrar as diversas atividades necessárias à execução da estratégia empresarial.
Assinale a afirmativa correta acerca do papel da direção na administração de pessoas.

  • A A direção trata todas as pessoas de maneira padronizada, sem considerar suas diferenças individuais.
  • B A direção é um processo impessoal, semelhante ao planejamento e ao controle, e não requer interação com as pessoas.
  • C O administrador deve considerar as diferenças individuais e ajustar sua liderança e motivação segundo essas particularidades.
  • D A direção consiste apenas em supervisionar tarefas, sem a necessidade de comunicação ou motivação.
  • E No passado, as organizações tratavam as pessoas de maneira individualizada, enquanto hoje prevalece a padronização.

O empowerment é um processo de delegação de autoridade que visa conceder às pessoas o poder, a autonomia e as informações necessárias para tomar decisões e participar ativamente das atividades da organização. Esse enfoque busca, também, promover uma cultura organizacional mais participativa e transparente, incentivando a colaboração e o engajamento de todos os membros da equipe. Tendo em vista as quatro bases em que o empowerment se assenta, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O desenvolvimento significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação, delegando autoridades e responsabilidades.


( ) A motivação significa reconhecer o bom desempenho, recompensar os resultados e permitir que as pessoas participem dos resultados de seu trabalho e festejem o alcance de metas.


( ) A liderança significa orientar as pessoas, definir objetivos e metas, abrir novos horizontes, avaliar o desempenho e proporcionar retroação.


( ) O engajamento significa proporcionar informação e conhecimento, ensinar continuamente novas técnicas, criar e desenvolver talentos na organização.


A sequência está correta em 

  • A F, F, F, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, V, V, F.
  • D V, F, V, V.

Imagine que você é o gestor de uma equipe em um órgão público responsável pela manutenção de estradas. Nos últimos meses, os colaboradores têm demonstrado baixa motivação, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados, como reparos de emergência e conservação das vias. Essa situação tem gerado reclamações frequentes dos usuários, impactando negativamente na imagem do órgão perante a comunidade.
Pergunta-se: qual a estratégia mais adequada para avaliar e melhorar a motivação da equipe, visando impactar positivamente no serviço público prestado?

  • A Aumentar a carga horária de trabalho dos colaboradores para compensar a baixa produtividade e cumprir as demandas emergenciais.
  • B Contratar novos colaboradores com mais experiência para substituir os membros da equipe atual.
  • C Implementar um programa de recompensas financeiras individuais baseado na quantidade de reparos realizados nas estradas.
  • D Ignorar as questões de motivação e focar exclusivamente na capacitação técnica da equipe.
  • E Realizar uma pesquisa de clima organizacional para identificar os principais ofensores da motivação entre os colaboradores e implementar ações corretivas.

A hierarquia de necessidades de Abraham Maslow é uma teoria da psicologia proposta por Abraham Maslow em seu artigo "A teoria da motivação humana", publicado em 1943 na revista Psychological Review. As necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Considerando a ordem hierárquica das necessidades de Abraham Maslow, são elas:

  • A fisiológicas, de segurança, sociais, de autorrealização e de estima.
  • B fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
  • C fisiológicas, de segurança, sociais, de afeto e de autoestima.
  • D psicológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
  • E psicológicas, de segurança, sociais, de autorrealização e de estima.