O enfermeiro de uma unidade de centro cirúrgico se deparava, diariamente, com queixas da equipe cirúrgica sobre o atraso para o início dos procedimentos. Frente a esse problema, apoiado pelo enfermeiro responsável técnico, iniciou a aplicação de um processo de melhoria para solução da situação. Em uma das etapas, reuniu o maior número possível de pessoas inseridas no problema e, a partir da pergunta “quais são os motivos para o atraso no início dos procedimentos cirúrgicos?”, a equipe relacionou os problemas que percebiam em sua rotina diária de trabalho. Finalizada a reunião que, conforme acordado previamente, teve duração de 60 minutos, o enfermeiro reuniu e organizou as informações obtidas para análise e prosseguimento do processo.
Para desenvolver a etapa descrita, o enfermeiro utilizou a seguinte ferramenta da qualidade:
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A diagrama de espinha de peixe.
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B brainstorming.
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C diagrama de Pareto.
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D matriz de priorização GUT (gravidade, urgência e tendência)
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E 5W2H (what, who, where, when, why, how e how much)