Questões de Liderança nas Equipes de Saúde (Gestão de Saúde e Administração Hospitalar)

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Sobre a gestão de recursos humanos na área da saúde, assinale a alternativa que apresenta a principal conclusão em relação à importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde.
  • A A gestão de recursos humanos é um aspecto secundário e pouco relevante para a qualidade dos serviços de saúde
  • B Os desafios de recursos humanos são uniformemente enfrentados por todas as instituições de saúde, independentemente de sua organização interna
  • C A definição de saúde na Constituição Federal do Brasil não tem impacto significativo na formulação de políticas de recursos humanos para a saúde
  • D A superação dos desafios em recursos humanos na área da saúde emocional é abordada de maneira diversificada por diferentes gestores e instituições
  • E O aumento da cobertura e fixação das equipes de profissionais é um dos objetivos prioritários para garantir a prestação de serviços de saúde de forma adequada e equitativa
Sobre hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta.
  • A A hotelaria hospitalar está exclusivamente relacionada aos serviços específicos oferecidos durante a internação, sem considerar o conforto, segurança e bem-estar dos clientes
  • B Boeger (2003) destaca que a hotelaria hospitalar não está vinculada ao planejamento, coordenação e supervisão das ações relacionadas a este setor, sendo apenas um serviço adicional sem relevância
  • C Incluir a hotelaria no modelo de gestão hospitalar não impacta as ações de humanização, pois são áreas independentes e não interagem entre si
  • D O conceito de hotelaria hospitalar, segundo Boeger (2008), está diretamente ligado ao atendimento do serviço com hospitalidade, visando proporcionar conforto, segurança e bem-estar aos clientes durante o período de internação
  • E A hotelaria hospitalar é um modelo de gestão que exclui a preocupação com o relacionamento entre as pessoas, concentrando-se apenas nos serviços específicos oferecidos durante a internação

No que diz respeito aos recursos humanos do Sistema Único da Saúde (SUS), analise as afirmativas a seguir:
I.A política de recursos humanos na área da saúde deve ser formalizada e executada, articuladamente, pelas diferentes esferas de governo.
II.Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde formam um campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional.
III.Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde, só poderão ser exercidas em regime de tempo parcial.
É correto o que se afirma em:

  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E III, apenas.

Considere os itens a seguir.
I - Liderança – Ministério da Saúde, ANVISA e Comissão Intergestores Tripartite
II - Parcerias – CONASS, CONASEMS e ANS
III - Patrocínio – Governo Federal e Conselho Nacional de Saúde
IV - Contribuir – Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde
Quais, na Estratégia de Saúde Digital (ESD) para o Brasil 2020-2028 (Ministério da Saúde), são contribuições esperadas dos atores para a organização de uma estrutura de governança para a ESD?

  • A Apenas II.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E Apenas II, III e IV.

Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).
As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.

  • A Um Hospital da Mulher que centraliza o atendimento de uma região formada por cinquenta municípios prestando serviços especializados em escala, com processos padronizados e boa margem de negociação junto fornecedores está adotando uma estratégia de liderança em custos.
  • B Uma clínica de pequeno porte se especializou em otorrinolaringologia e oftalmologia há cerca de 20 anos atrás. Atualmente, transformou-se em um hospital com 150 leitos, que é referência em atendimento nessa área. Esse hospital especializado adotou uma estratégia de nicho.
  • C Um hospital geriátrico preconizou em seu atendimento a hotelaria de alto padrão, oferecendo serviços personalizados para o paciente e seus acompanhantes. A estratégia competitiva desta organização é a liderança em custos.
  • D Determinada organização investiu seu capital na montagem de uma rede de prontos socorros infantis que contempla seis municípios vizinhos no interior de São Paulo. Assim, trabalha com equipamentos e profissionais especializados que seguem o mesmo padrão de atendimento, de modo a suprir uma demanda crescente daquela região a preços mais competitivos. Essa organização investiu na liderança em diferenciação.
  • E Um hospital geral que centraliza o atendimento de uma região detém um grande volume de atendimento e conseguiu por meio da padronização de processos melhorar a negociação com fornecedores. Dessa forma, tem obtido bons resultados financeiros por meio da estratégia de nicho de mercado.