Questões de Linguagem e Encenação Teatral (Artes Cênicas)

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Quando as perguntas de avaliação são baseadas no problema, nenhum jogador é ridicularizado, menosprezado ou manipulado, e a confiança nos parceiros de jogo cresce.


Fonte: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula.

Tradução de Ingrid Dormein Koudela. São Paulo:

Perspectiva, 2008, p 37.


Considerando o texto acima e os três elementos essenciais dos jogos teatrais: Foco, Instrução e Avaliação, propostos por Viola Spolin pode-se afirmar que:

  • A A avaliação deve fundamentar-se na Instrução, estimulando uma análise crítica por parte da plateia.
  • B A avaliação deve aparecer espontaneamente durante o jogo, valorizando a intuição e as experiências anteriores dos jogadores.
  • C A avaliação deve analisar o desenvolvimento técnico e criativo dos jogadores, explorando sua capacidade de improvisação e interação.
  • D A avaliação deve surgir do Foco, estabelecido previamente, e com atenção aos acontecimentos do jogo.

Sobre a linguagem da Arte, leia o trecho a seguir.

Chinolope vendia jornais e engraxava sapatos em Havana. Para deixar de ser pobre, foi-se embora para Nova Iorque. Lá, alguém deu de presente a ele uma máquina de fotografia. Chinolope nunca tinha segurado uma câmara nas mãos, mas disseram a ele que era fácil: — Você olha por aqui e aperta ah. E ele começou a andar pelas ruas. Tinha andado pouco quando escutou tiros e se meteu num barbeiro e levantou a câmara e olhou por aqui e apertou ali. Na barbearia tinham baleado o gângster Joe Anastasia, que estava fazendo a barba, e aquela foi a primeira foto da vida profissional de Chinolope. Pagaram uma fortuna por ela. A foto era uma façanha. Chinolope tinha conseguido fotografar a morte. A morte estava ali: não no morto, nem no matador. A morte estava na cara do barbeiro que a viu.

Adaptado de Eduardo Galeano. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2002, p. 16- 17.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a relação entre tecnologia e produção de sentidos na arte para o autor citado.

  • A A narrativa tematiza o efeito de visualidade da morte a partir de um enquadramento inesperado.
  • B O relato analisa o funcionamento da ideologia capitalista, em seu modo de produção de evidências.
  • C A história problematiza a relação entre mídia e tecnologia como expediente para manipular e falsear a realidade.
  • D O texto aborda o sensacionalismo do fotojornalismo como expediente para o consumo de massa.
  • E A explanação mostra que a linguagem da arte supera o pensamento formal, racional e lógico, e deixa aflorar intencionalidades não aparentes.

    Por meio do brincar, as habilidades e estratégias necessárias para o jogo são desenvolvidas. Engenhosidade e inventividade enfrentam todas as crises que o jogo apresenta, pois todos os participantes estão livres para atingir o objetivo do jogo à sua maneira. Desde que respeitem as regras, os jogadores podem ficar de ponta cabeça ou voar pelo espaço. De fato, toda forma extraordinária e inusitada de solucionar o problema do jogo é aplaudida pelos parceiros. (...) Poucas são as oportunidades oferecidas às crianças para interferir na realidade, de forma que possam encontrar a si mesmas. Seu mundo, controlado pelos adultos que lhes dizem o que fazer e quando fazer, oferece poucas oportunidades para agir ou aceitar responsabilidades comunitárias. (Spolin, Jogos teatrais na sala de aula: um manual para o professor, 2017, p. 30) 

    Viola Spolin sugere que o processo de atuação no teatro deve ser baseado nos jogos teatrais e que, no contexto da sala de aula, eles contribuem para desenvolver habilidades dos alunos na comunicação, por meio do discurso, da escrita e das formas não verbais de expressão.


Isso considerado, é correto afirmar que os jogos teatrais:


  • A Ajudam os alunos a aprimorar habilidades de concentração, resolução de problemas e interação em grupo, oferecendo-lhes a oportunidade de exercer a sua liberdade, o respeito pelo outro e a responsabilidade dentro da comunidade da sala de aula.
  • B Propõem problemas que devem ser resolvidos por meio da oralidade e da criação de personagens dramáticos.
  • C Auxiliam no desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, desde que sigam estritamente as regras do jogo, buscando a resolução dos problemas apresentados de forma individual e objetiva.
  • D Por não se enquadrar dentro de um componente curricular formal, os jogos podem compor as atividades extra-curriculares, auxiliando na complementação da aprendizagem dos alunos.

Numa apresentação teatral sobre “Vulcano, o Deus do Fogo” foram utilizadas luzes vermelhas monocromáticas para a realização da cena. Diante disso, foi verificado que as únicas cores observadas pelo público foram roupas nas cores vermelho e preto. Desta forma, pode-se constatar que:


  • A A roupa preta, observada na cena, poderia ser de qualquer cor, exceto da cor vermelha e da cor branca. 
  • B A roupa preta, observada na cena, poderia ser apenas preta, visto que ela é a qual reflete basicamente todas as outras.
  • C A roupa vermelha, observada na cena, jamais poderia ser branca, pois o branco reflete todas as cores exceto o vermelho.
  • D A roupa vermelha, observada na cena, poderia ser de qualquer cor, desde que ela absorvesse o comprimento de onda de quaisquer cores. 
Quanto à Dramatização (dramatización) é INCORRETO afirmar: 
  • A É o conceito comumente adotado na Espanha, também usado pelas leis educacionais.
  • B Dramatização (dramatización) se denominou no campo artístico que causa a atividade dramática.
  • C Tejerina, especialista espanhol em teatro infantil, define dramatização como uma prática organizada na escola que “usa uma linguagem dramática a fim de estimular a criação e como uma ferramenta educacional para promover o desenvolvimento integral da pessoa”
  • D Através da atividade dramática a criança reproduz o que vê.
  • E Esse é um ambiente de aprendizagem para a criança, com o objetivo de exploração do espaço.