Questões de Linguagem no Rádio e Radiojornalismo (Comunicação Social)

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Num estúdio de gravação, o puff é o ruído provocado na articulação de consoantes como o P, quando o profissional de locução fala próximo ao microfone. Antes de uma gravação, quais medidas podem ser realizadas a fim de evitar tal ruído indesejado?

  • A A inserção de uma espuma protetora de vento, conhecida como deadcat, no microfone, bem como recomendar aos profissionais de locução um ritmo mais compassado.
  • B Alterar e testar o posicionamento e a distância do microfone, além da inserção do deadcat.
  • C Inserir uma espuma, conhecida como pop filter, no microfone, bem como recomendar aos profissionais de locução menos intensidade.
  • D Alterar e testar o posicionamento e a distância do microfone, além da inserção do pop filter.
  • E Checar a acústica do estúdio, já que pode ser um problema de outra natureza, por exemplo a reverberação.

De acordo com Luiz Artur Ferraretto, a linguagem radiofônica se organiza num conjunto de formas sonoras e não sonoras, atuando separadamente ou combinadas entre si.

As formas desta linguagem específica são:

  • A voz humana, vinheta, fundo musical e silêncio.
  • B efeitos sonoros, voz humana e silêncio.
  • C voz humana, música, efeitos sonoros e silêncio.
  • D efeitos sonoros, vinheta e voz humana.
  • E voz humana, fundo musical, vinheta e silêncio.

O narrador esportivo deve dominar amplamente as técnicas de locução e expressão vocal pelo fato de que mistura informação e emoção e descreve um evento esportivo em detalhes. O narrador esportivo mexe com a _________ do ouvinte e fornece a ele uma visão do que acontece.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna e melhor se adequa ao conceito sobre as características do rádio enquanto meio de comunicação.

  • A coragem.
  • B atitude.
  • C oralidade.
  • D sensorialidade.
  • E fome.

Considere o seguinte fragmento:  

     “Parte do conjunto da apresentação sonora de uma emissora é o modo como ela vende a si própria. A atividade promocional não deve ser negligenciada, mas cuidadosamente planejada a se harmonizar com uma noção geral de estilo. ‘Vender’ os próprios programas no ar é como fazer marketing de qualquer outro produto (…) A tarefa é descrever um programa futuro sendo tão interessante e atraente que o ouvinte resolva sintonizar de novo”.

(Robert McLeish. “Produção de Rádio – um guia abrangente de produção radiofônica”)

O texto refere-se à seguinte prática radiofônica:

  • A Jingle.
  • B Pílula.
  • C Escalada.
  • D Break.
  • E Chamada.

Nas redes sociais de uma emissora de rádio, um ouvinte-internauta realiza o seguinte comentário sobre um programa musical:

“O locutor X de vez em quando atropela e entra no final de alguma música. Ele precisa conhecer melhor a playlist!”

Tal situação pode ocorrer em virtude de:

  • A final musical falso.
  • B take estourado.
  • C barriga musical.
  • D suíte musical.
  • E suíte estourada.