Questões de Linguagem, Suporte e Tecnologia (Design Gráfico)

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De acordo com Villas-Boas (2008), considerando a pré-impressão, há três classes de formatos de arquivos que dão fluxo à produção. A diferença entre eles se refere à forma como atuam na rapidez desse processo e à sua garantia de fidelidade com o projeto original. Assim, há a classe dos chamados arquivos ___________, a dos arquivos ___________ e a do formato ___________. A primeira classe são os arquivos gerados pelos próprios programas de editoração eletrônica utilizando seus formatos próprios (.ind, .ai, .cdr etc.), os quais envolvem mais riscos. Já a segunda é uma linguagem de descrição de página que contém instruções para impressão de uma página por uma impressora que, quando decodificada (realizada pelo RIP), cria uma imagem que tem base em pontos de alta resolução. O último formato, segundo o autor, é o mais indicado e caminha para se tornar o modelo do mercado. Seus padrões são também recomendados pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e pela International Organization for Standardization (ISO). Este último prevê arquivos seguros e confiáveis, gerados de modo universal, permitindo seu uso por todos sistemas de fluxo de trabalho gráfico, independentemente do aplicativo ou plataforma em que foram criados.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A digitais – CtPress – CtP 
  • B abertos – PostScript – PDF
  • C nativos – CtP – CtPress 
  • D abertos – PDF/X-1 – PostScript 
  • E nativos – PDF/X-3 – PSD 

O Adobe After Effects é um software indicado para animações e efeitos visuais, usado por animadores, designers e editores de vídeo. Considerando as ferramentas desse aplicativo, em especial a dos métodos de interpolação presentes no quadro-chave, analise a seguinte definição:


Oferece o controle mais preciso, uma vez que ajusta manualmente a forma do gráfico de valores ou segmentos do caminho de movimento em ambos os lados do quadro-chave. As suas duas alças de direção em um quadro-chave funcionam independentemente tanto no gráfico de valores quanto no caminho de movimento. Se essa interpolação for aplicada a todos os quadros-chave de uma propriedade de camada, o After Effects criará uma transição suave entre os quadros-chave. Ao contrário dos outros métodos de interpolação, esta permite criar qualquer combinação de curvas e linhas retas no caminho de movimento.


A definição acima corresponde a qual método? 

  • A Interpolação de Bézier.  
  • B Interpolação linear.  
  • C Interpolação de Bézier automático.  
  • D Interpolação de Bézier contínuo.  
  • E Interpolação de retenção. 

Programas de edição de bitmaps oferecem muitas maneiras de manipular imagens. Considerando alguns ajustes de imagens possíveis no Photoshop, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as ferramentas abaixo às suas respectivas funcionalidades.


Coluna 1


1. Matiz/Saturação (Hue/Saturation).

2. Equilíbrio da cor (Color Balance).

3. Curvas (Curves).

4. Níveis (Levels).

5. Corresponder cor (Match Color).


Coluna 2


( ) Divide o leque tonal da imagem em sombras, meios-tons e realces, e permite que você ajuste a cor de qualquer uma das opções movendo os deslizadores entre cores primárias opostas. Os valores exibidos acima dos controles deslizantes mostram as alterações de cor para os canais RGB. Esses valores podem variar de -100 a +100.

( ) É possível ajustar as três propriedades fundamentais da cor de um componente de cor específico em uma imagem ou ajustar simultaneamente todas as cores em uma imagem. Esse ajuste é especialmente bom para fazer ajustes finos de cores em uma imagem CMYK de forma que elas fiquem dentro do gamut de um dispositivo de saída.

( ) Inicialmente, a tonalidade da imagem é representada como uma linha diagonal em um gráfico. No ajuste de uma imagem RGB, a área superior direita do gráfico representa os realces, e a área inferior esquerda, as sombras. O eixo horizontal do gráfico representa os níveis de entrada (valores de imagem originais), e o vertical, os níveis de saída (novos valores ajustados). Conforme se adiciona pontos de controle à linha e os move, são realizados os ajustes de imagem.

( ) Esse comando analisa a paleta de cores de uma imagem (a imagem de origem) e a aplica a outra imagem (a imagem de destino).

( ) É possível usar esse ajuste para corrigir a faixa de tons e o equilíbrio de cores de uma imagem, ajustando a intensidade das sombras, tons médios e realces da imagem. Esse histograma atua como um guia visual para o ajuste de tons de registro da imagem.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A 1 – 5 – 2 – 3 – 4.
  • B 2 – 5 – 4 – 1 – 3.
  • C 5 – 2 – 3 – 4 – 1.
  • D 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
  • E 1 – 2 – 5 – 4 – 3. 

O modo de cores ou o modo de imagem determina como as cores são combinadas com base no número de canais em um modelo de cores. Os modos de cores diferentes resultam em níveis diferentes de detalhes de cor e de tamanho de arquivo.
Internet: <www.adobe.com.br> (com adaptações).
Em relação aos sistemas de cores digitais, julgue o item a seguir.

O modo de cores RGB atribui um valor de intensidade a cada pixel. Em imagens de 8 bits por canal, os valores de intensidade variam de 0 (preto) a 255 (branco), para cada um dos componentes de cores em uma imagem colorida. 

  • Certo
  • Errado

O modo de cores ou o modo de imagem determina como as cores são combinadas com base no número de canais em um modelo de cores. Os modos de cores diferentes resultam em níveis diferentes de detalhes de cor e de tamanho de arquivo.
Internet: <www.adobe.com.br> (com adaptações).
Em relação aos sistemas de cores digitais, julgue o item a seguir.

O modelo de cores Lab tem base na percepção humana da cor e, portanto, é considerado um modelo de cores independente do dispositivo.  

  • Certo
  • Errado