Questões de Linguagens Artísticas (Educação Artística)

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Observe a seguinte melodia: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Analisando a melodia acima, pode-se afirmar que: 

  • A Trata-se da melodia “O Cravo brigou com a Rosa” e se destaca pela entrada e pela finalização estarem em anacruse.
  • B Trata-se da melodia “Marcha Soldado” e destaca-se pela entrada tética.  
  • C Trata-se da melodia “Se Essa Rua Fosse Minha” e se destaca pela entrada acéfala. 
  • D Trata-se da melodia “Capelinha de Melão” e se destaca pela entrada em tética e pela finalização em anacruse.

O choro é um estilo musical que surgiu no Brasil no final do século XIX, fruto da fusão de tradições africanas e europeias. A sua popularização foi impulsionada por compositores e por músicos inovadores ao longo do século XX. Conhecido por suas complexas estruturas rítmicas e melódicas, o choro é uma parte fundamental da rica herança musical brasileira.

Qual dos seguintes compositores teve uma contribuição substancial ao estilo de música choro brasileiro tradicional?

  • A Heitor Villa-Lobos.
  • B Pixinguinha
  • C Antonio Carlos Jobim.
  • D João Gilberto.

Com origens na cultura do Ocidente medieval, a festa de São João é um dos eventos mais importantes e tradicionais da cultura brasileira. Influenciados pelos ritmos das festas juninas e das demais tradições populares, muitos compositores mesclaram tradição e inovação, unindo a riqueza da música popular brasileira com o universo da música clássica.

A respeito dos compositores que estabeleceram esse diálogo entre os dois gêneros, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Mozart Camargo Guarnieri compôs canções com textos em português, e referências afro-brasileiras e ameríndias, assumindo uma postura inovadora na história da canção erudita no Brasil.
  • B César Guerra-Peixe, inspirado por Béla Bartók, depurou a composição erudita dos sistemas musicais populares e inseriu efeitos sonoros da fonética e da ambiência indígenas.
  • C Clóvis Pereira participou do Movimento Armorial, liderado pelo escritor Ariano Suassuna, e compôs música de concerto com referências à musicalidade popular pernambucana.
  • D Heitor Villa-Lobos dialogou com a ambiência sonora indígena, a partir de diversos elementos onomatopaicos para remeter a ruídos da floresta, enfatizados pela performance vocal e corporal dos cantores.
  • E Radamés Gnattali diluiu propositalmente as fronteiras entre erudito e popular e, em seus concertos, utilizou elementos musicais, instrumentos e padrões performáticos oriundos da música popular urbana brasileira e do jazz norte-americano.

A leitura de imagem é elemento essencial para o exercício da arte-educação (BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: A leitura da imagem e o ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Educ; Fapesp; Cortez, 2003). Observe atentamente as 2 imagens a seguir, com respectivos créditos, e assinale a alternativa correta: 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


IMAGEM 1 - Fonte: FARTHING, Stephen.

Tudo sobre Arte. Tradução de Paulo Polzonoff Jr. et alii.

Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p.22.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


IMAGEM 2 – Os Gêmeos (Otavio

e Gustavo Pandolfo ). 


  • A A reprodução imagética é um mecanismo de exteriorização de uma forma superior de arte, encontrável apenas em palácios e museus. 
  • B De acordo com a semiótica greimasiana (Algirdas Julien Greimas), a arte pode ser considerada como linguagem e a produção artística como texto estruturado a partir das relações sintáticas e semânticas.
  • C A imagem ocupa um espaço marginal no quotidiano humano e pouco explorado pela cultura popular, especialmente em olhares de passagem em áreas públicas. 
  • D Toda obra de arte urbana passa a ser vista demoradamente, com a mesma velocidade de olhar que é determinada pela imagem da publicidade exposta em outdoors. 

Leia a trecho a seguir.

Esse tipo de música é organizado ao redor de um som central e estabelece uma relação de hierarquia entre esse som central e todos os demais, em uma escala que condiciona a seleção dos acordes, uma vez que os acordes da escala escolhida são os mais importantes.

O trecho define um sistema musical denominado

  • A Tonal.
  • B Modal.
  • C Atonal.
  • D Politonal.
  • E Dodecafônico.