Questões de Linguagens e Suportes Midiáticos (Comunicação Social)

Limpar Busca

Considere a seguinte hipótese:
Um cliente analisando uma peça publicitária a ser exibida na televisão, demonstrou o seu descontentamento pelo uso de stop-motion em uma das sequências de cena.
O stop-motion é

  • A o efeito digital que expande ou comprime uma imagem, mostrando o movimento de transição.
  • B um efeito digital que fragmenta a imagem em pequenos quadrados.
  • C o resultado da transformação de sinal original de um vídeo em sinais de luminância e crominância.
  • D a técnica de fotografar quadro a quadro que, exibidos em velocidade normal, criam a ilusão de movimento.
  • E o efeito digital que transforma a imagem colorida em imagem de tom contínuo.

Os limites de enquadramento para fotografia e planos de cinema são importantes linguagens de edição de imagens. O enquadramento que, por exemplo, capta a imagem de uma modelo, da cabeça até a altura da cintura, corresponde ao seguinte plano:

  • A Plano Americano.
  • B Primeiro Plano.
  • C Plano de Detalhe.
  • D Primeiríssimo Plano.
  • E Plano Médio.

Apesar de o telejornalismo ser marcado pelo uso das imagens, em algumas circunstâncias, quando há uma notícia importante de última hora, ou quando não foi possível captar imagens é necessário que o apresentador do telejornal dê toda a informação relevante sem a cobertura de imagens.

Esse recurso é conhecido como

  • A Nota coberta.
  • B Nota pé.
  • C Off.
  • D Cabeça.
  • E Nota Pelada.

Quando se afirma que os registros fotográficos digitais são, por si mesmos, relacionais, estabelece-se uma diferença importante entre estes e aqueles registros de natureza analógica.
Considerando-se essa mudança de paradigma no comportamento dos indivíduos no século XXI, é possível trazer para o cotidiano a noção de uma cultura de vigilância, se for reconhecido que essas imagens

  • A alimentam um controle democratizado.
  • B impedem o monitoramento individual.
  • C competem com as tecnologias de IA.
  • D dificultam a formação de datasets.
  • E permitem rastrear quem está no entorno do indivíduo.

A mediação tecnológica orientada a partir de dispositivos informáticos induz a uma percepção desses dispositivos em termos espaciais. O universo virtualizado é compreendido e experienciado a partir do comportamento humano analógico, que desenvolve metáforas de orientação de modo quase natural, a partir das características de utilização desse tipo de dispositivos. A navegação entre cliques, páginas e janelas pode obedecer a uma estrutura de visualização única e sucessiva ou a uma visualização multijanelas, mas em ambas, fundamentalmente, não existe uma visão da hierarquia estrutural por parte do usuário.
Esse contexto permite a afirmação de que a visão que se tem da rede e da hipermídia é

  • A parcial e fechada
  • B fragmentada e estruturada
  • C parcial e não estruturada
  • D total e aberta
  • E fragmentada e total