Questões de Logística no Planejamento Estratégico no Marketing (Marketing)

Limpar Busca

A empresa “Doces da Vovó” é reconhecida pelos seus inconfundíveis chocolates artesanais, de qualidade e sabor diferenciados. Recentemente, no entanto, com a queda nas vendas decorrentes da entrada de novos concorrentes internacionais, a empresa decidiu revisar suas estratégias e começou a planejar uma campanha para o lançamento de uma nova linha de chocolates saudáveis.

Considerando os conceitos de marketing, assinale a opção que descreve corretamente um dos elementos do composto de Marketing que a “Doces de Vovó” deve considerar na sua estratégia de lançamento.

  • A Produção: Estabelecimento de cadeia produtiva sem intercorrências processuais causadas pelos gargalos restritivos.
  • B Promoção: Estabelecimento das características essenciais do produto, a exemplo de design e funcionalidades.
  • C Praça: Escolha dos canais de distribuição e locais onde os novos lançamentos estarão disponíveis para venda.
  • D Pesquisa: Peculiaridades de interesses do público-alvo da linha a ser lançada.
  • E Parcerias: Definição de colaboradores que possam ajudar no desenvolvimento da marca, como influencers e redatores.

Leia o trecho a seguir, retirado do site de notícias R7, na data de 10/02/2023.
Responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, o setor terciário atingiu o patamar mais alto da série histórica em setembro. O ganho, no entanto, foi revertido nos meses de outubro (-0,7%) e novembro (-0,4%) e retomado com força em dezembro.
Considerando a importância do setor terciário, também conhecido como setor de serviços, na economia brasileira, tornam-se cada vez mais necessários estudos e práticas de marketing voltadas para esse setor, em conformidade com as peculiaridades que o diferenciam dos setores primário e secundário da economia.

As seguintes características devem ser consideradas pelo Marketing nesse setor de serviços:

  • A Tangibilidade – Homogeneidade – Separabilidade – Perecibilidade.
  • B Intangibilidade – Homogeneidade – Separabilidade – Perecibilidade.
  • C Intangibilidade – Heterogeneidade – Separabilidade – Perecibilidade.
  • D Intangibilidade – Heterogeneidade – Inseparabilidade – Perecibilidade.
  • E Intangibilidade – Heterogeneidade – Inseparabilidade – Imperecibilidade.

Os valores cobrados nos fretes e a eficiência na entrega de produtos têm sido algumas das principais dificuldades encontradas por empresas que pretendem expandir seus negócios por meio do comércio eletrônico no Brasil. Nesse contexto, desenvolver parcerias com operadores logísticos, para viabilizar a efetividade da entrega, assegura a geração de valor percebido pelo cliente final ao longo da cadeia de valores. Assim, os canais de distribuição envolvidos no processo terão condições de reforçar a comodidade de que o cliente usufrui ao realizar suas compras em poucos cliques, acessando a internet pelo celular ou computador.

No que se refere aos temas expostos no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. As compras realizadas pela internet reforçam o valor percebido pelo cliente final por meio da cadeia de valor integrada; no entanto, representam custos mais elevados à empresa que realizou a venda, tendo em vista que geram maior número de pedidos a serem entregues em diferentes locais.
II. A organização tende a alcançar melhores resultados dentro da cadeia de valor integrada, uma vez que pode direcionar o marketing de serviços e produtos por meio de diferenciados canais, visando impulsionar as vendas.
III. O serviço de pós-vendas tem sido uma das funções dos canais de distribuição mais prejudicadas dentro do comércio eletrônico, pois os clientes brasileiros não contam com o apoio de legislação que assegure a troca e a devolução de produtos adquiridos por meio da internet.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Em relação a canais de marketing e a aspectos suscitados pelo tema, assinale a opção correta.

  • A Os canais de distribuição e a cadeia de suprimento confundem-se em suas funções na administração de marketing.
  • B Os canais de comunicação, os canais de distribuição e os canais de serviços são os três tipos de canais de marketing.  
  • C Os canais de marketing e a cadeia de suprimento (supply chain) são expressões equivalentes.
  • D A cadeia de suprimento é classificada como um dos tipos de canais de marketing.