Questões de Luckesi (Pedagogia)

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De acordo com Luckesi (2013), a prática educacional brasileira de aferição dos resultados da aprendizagem escolar opera, na quase totalidade das vezes, com a verificação, e não com a avaliação da aprendizagem.

Sendo assim, nos termos do autor citado, é CORRETO afirmar que a prática escolar da verificação trata de uma prática:

  • A cujos resultados da aferição do aproveitamento escolar conduzem, necessariamente, à reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória e caso o conteúdo, habilidade ou hábito, que esteja sendo ensinado e aprendido, seja essencial para a formação do educando.
  • B que foge ao aspecto classificatório da aferição do aproveitamento escolar, sendo o objetivo primeiro não a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.
  • C que tem sido incapaz de retirar do processo de aferição do aproveitamento escolar as consequências mais significativas para a melhoria da qualidade e do nível de aprendizagem dos educandos, à medida que tem servido para desenvolver o ciclo do medo, pela ameaça de reprovação.
  • D de atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais, e como objetivo final uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando.
  • E que se manifesta como um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os educandos estão encontrando para atingir os objetivos do curso, disciplina ou atividade da qual estão participando. A avaliação é, neste contexto, um excelente mecanismo subsidiário da condução da ação.

De acordo com Cipriano Luckesi (2011), a avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo educativo. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica da avaliação diagnóstica?

  • A A avaliação diagnóstica concentra-se exclusivamente na atribuição de notas ao final do semestre, sem considerar o progresso contínuo dos alunos.
  • B A avaliação diagnóstica tem como objetivo principal classificar os alunos e atribuir notas, sem considerar o seu processo de desenvolvimento.
  • C A avaliação diagnóstica visa identificar as dificuldades e os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo ao professor adaptar as suas práticas pedagógicas.
  • D A avaliação diagnóstica deve ser realizada uma vez por ano, no final do processo educativo, para que o professor possa avaliar o desempenho dos alunos.
  • E A avaliação diagnóstica é irrelevante, pois o foco deve ser a avaliação formativa no processo de ensino, aprendizagem e aquisição de conhecimento.

De acordo com Cipriano Luckesi (2011), a avaliação diagnóstica desempenha um papel crucial no processo educativo. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica da avaliação diagnóstica?

  • A A avaliação diagnóstica concentra-se exclusivamente na atribuição de notas ao final do semestre, sem considerar o progresso contínuo dos alunos.
  • B A avaliação diagnóstica tem como objetivo principal classificar os alunos e atribuir notas, sem considerar o seu processo de desenvolvimento.
  • C A avaliação diagnóstica visa identificar as dificuldades e os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo ao professor adaptar as suas práticas pedagógicas.
  • D A avaliação diagnóstica deve ser realizada uma vez por ano, no final do processo educativo, para que o professor possa avaliar o desempenho dos alunos.
  • E A avaliação diagnóstica é irrelevante, pois o foco deve ser a avaliação formativa no processo de ensino, aprendizagem e aquisição de conhecimento.

De acordo com Luckesi (1999), qual é o verdadeiro objetivo da avaliação da aprendizagem?

  • A Classificar e selecionar os alunos com base em suas notas.
  • B Identificar apenas os erros dos alunos e corrigi-los.
  • C Julgar os alunos de acordo com padrões predeterminados.
  • D Criar condições para que sejam obtidos resultados daquilo que se deseja alcançar.
  • E Afastar os alunos que não atingem os padrões estabelecidos.

Segundo Luckesi (2000), qual é o ponto básico para proceder a atividades de avaliação e a toda prática educativa?

  • A A aplicação rigorosa de testes e provas.
  • B A recusa de alunos que não atingem os padrões esperados.
  • C O acolhimento do educando como ser humano na sua totalidade.
  • D O julgamento silencioso de que alguns alunos não vão mudar.
  • E A aceitação de todos os comportamentos do educando como certos.