Questões de Luckesi (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Luckesi (1999), qual é o verdadeiro objetivo da avaliação da aprendizagem?

  • A Classificar e selecionar os alunos com base em suas notas.
  • B Identificar apenas os erros dos alunos e corrigi-los.
  • C Julgar os alunos de acordo com padrões predeterminados.
  • D Criar condições para que sejam obtidos resultados daquilo que se deseja alcançar.
  • E Afastar os alunos que não atingem os padrões estabelecidos.

Segundo Luckesi (2000), qual é o ponto básico para proceder a atividades de avaliação e a toda prática educativa?

  • A A aplicação rigorosa de testes e provas.
  • B A recusa de alunos que não atingem os padrões esperados.
  • C O acolhimento do educando como ser humano na sua totalidade.
  • D O julgamento silencioso de que alguns alunos não vão mudar.
  • E A aceitação de todos os comportamentos do educando como certos.

Para Luckesi (2014), não existe “avaliação quantitativa”; segundo o autor, para ser efetivamente avaliação, implica que ela seja qualitativa, pois avaliar significa __________ um determinado objeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  • A medir
  • B classificar
  • C atribuir valor a
  • D impor hierarquias a
  • E julgar as capacidades de

De acordo com Luckesi (2011), a avaliação NÃO deve ser um processo de:

  • A Intervenção.
  • B Investigação.
  • C Transformação.
  • D Julgamento.
  • E Interpretação.

Luckesi (2000) afirma que a “disposição para acolher é [...] o ponto de partida para qualquer prática de avaliação”. Assinale a alternativa correta sobre esse aspecto.

  • A Acolher significa valorizar as situações agradáveis e satisfatórias e recusar as desagradáveis e insatisfatórias.
  • B A disposição de acolher está no sujeito do avaliador, e não no objeto da avaliação, de modo que se tome uma situação da forma como é.
  • C Acolher se traduz em um julgamento prévio, que será confirmado ou refutado pelo professor ao longo do processo de avaliação.
  • D A criança deve ser educada na disposição de acolher, ou seja, aceitar a avaliação realizada pelo professor.