Questões de Manutenção de Estradas e Vias (Engenharia de Transportes e Trânsito)

Limpar Busca

No âmbito gerencial, alguns fatores devem ser considerados como subsídios à tomada de decisão quanto à necessidade ou não de restauração do pavimento.
Relacione os tipos de desempenho com as informações apresentadas a seguir.
1. Desempenho funcional 2. Desempenho estrutural 3. Desempenho operacional e da segurança
( ) Avaliação que envolve vários aspectos do pavimento, da sinalização, da demanda do usuário, do comportamento humano etc. . Quanto ao aspecto do pavimento, além da geometria e irregularidade superficial, é importante avaliar o atrito pneu-pavimento, principalmente em dias de chuva, que envolve a quantificação da resistência à derrapagem, que é função da aderência; ( ) Refere-se à capacidade do pavimento de satisfazer sua função principal, que é a de fornecer uma superfície com serventia adequada, em termos de qualidade de rolamento; ( ) Refere-se à capacidade de um pavimento de manter sua integridade estrutural, sem apresentar falhas significativas, sendo avaliado pelos ensaios deflectométricos.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 1 – 3 – 2.
  • C 3 – 1 – 2.
  • D 2 – 1 – 3.
  • E 2 – 3 – 1.

Dentre as razões de deterioração prematura do pavimento, pode ser citado o uso de materiais inadequados ou inutilizados no processo de construção. Considerando que as propriedades do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) são fundamentais para sua aplicação na pavimentação asfáltica, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A característica de termoviscoelasticidade do CAP manifesta-se no comportamento mecânico, sendo suscetível à velocidade, ao tempo e à intensidade de carregamento, bem como à temperatura de serviço.
  • B No Brasil, utiliza-se a denominação CAP para designar o Cimento Asfáltico de Petróleo que é semissólido em temperaturas baixas, viscoelástico à temperatura ambiente e líquido a altas temperaturas, e que se enquadra em limites de consistência para determinadas temperaturas estabelecidas nas especificações brasileiras.
  • C A viscosidade é uma medida da consistência do cimento asfáltico, avaliando sua resistência ao escoamento. A medida da viscosidade do ligante asfáltico tem grande importância na determinação da consistência adequada que ele deve apresentar quando misturado com os agregados, para proporcionar uma perfeita cobertura dos mesmos, e quando aplicado no campo.
  • D A suscetibilidade térmica indica a sensibilidade da consistência dos ligantes asfálticos à variação de temperatura. Trata-se de uma propriedade importante dos ligantes asfálticos, uma vez que, se eles forem muito suscetíveis à variação de estado ou de propriedades frente à variação de temperatura, não serão desejáveis na pavimentação.
  • E A penetração é a profundidade, medida em décimos de milímetro, que uma agulha de massa padronizada (100g) penetra numa amostra de volume padronizado de cimento asfáltico, durante 5 segundos, à temperatura de 25ºC. A consistência do CAP é tanto maior quanto maior for a penetração da agulha.

O levantamento dos defeitos de superfície tem por finalidade avaliar o estado de conservação dos pavimentos asfálticos e embasar o diagnóstico da situação funcional para subsidiar a definição de uma solução tecnicamente adequada e, em caso de necessidade, indicar a melhor ou melhores alternativas de restauração do pavimento. Segundo o Manual de Restauração de Pavimentos Asfálticos do DNIT, é INCORRETO afirmar que:

  • A o afundamento é uma deformação permanente caracterizada por depressão da superfície do pavimento, acompanhada, ou não, de solevamento, podendo apresentar-se sob a forma de afundamento plástico ou afundamento de consolidação.
  • B a ondulação/corrugação é a perda de agregados e/ou argamassa fina do revestimento asfáltico. Caracteriza-se pela aspereza superficial anormal, com perda do envolvimento betuminoso e arrancamento progressivo dos agregados.
  • C as panelas são cavidades formadas inicialmente no revestimento do pavimento e que possuem dimensões e profundidades variadas. O defeito é grave, pois permite o acesso das águas superficiais ao interior da estrutura. Também é sério do ponto de vista funcional, visto que afeta a irregularidade longitudinal e, como consequência, a segurança do tráfego e o custo do transporte.
  • D o escorregamento é um movimento horizontal do revestimento ocasionado pelos esforços tangenciais transmitidos pelos eixos dos veículos (frenagem e aceleração) e que produzem uma ondulação curta e abrupta na superfície do pavimento em forma de meia lua.
  • E a exsudação é uma ocorrência ocasionada pela formação de uma película ou filme de material betuminoso na superfície do pavimento e se caracteriza por manchas de variadas dimensões. Essas manchas resultantes comprometem seriamente a aderência do revestimento aos pneus, principalmente em tempo chuvoso, caracterizando um sério problema funcional.

A avaliação da segurança envolve diversos aspectos do pavimento, de sinalização, de comportamento humano e outros. Quando se trata do aspecto do pavimento, além da geometria e irregularidade superficial, é importante avaliar o atrito pneupavimento, principalmente em dias de chuva, que envolve a resistência à derrapagem. Em relação à aderência, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A hidroplanagem, ou aquaplanagem, ocorre quando os pneus estão aderidos ao pavimento.
  • B A microtextura pode ser avaliada por um equipamento simples como o pêndulo britânico, que determina, por uma medida escalar, o grau de escorregamento (ou derrapagem) presente na superfície de um pavimento. Assim, o escorregamento pode ser tratado também como o grau de aderência entre o pneu e o pavimento ou também chamado como coeficiente de atrito cinemático.
  • C As condições de aderência de pavimentos aeroportuários constituem-se em fatores de pouca relevância nas avaliações de superfície e na decisão de manutenções, principalmente das pistas de pouso e decolagem.
  • D A macrotextura pode ser determinada somente pelo ensaio simples de altura média da mancha de areia. Nesse sentido, a areia deve ser espalhada sobre a superfície do pavimento com auxílio de uma base de um pistão circular, perfazendo um círculo de areia.
  • E Apenas dois fatores colaboram para a aderência pneu-pavimento em pistas molhadas, a citar: geometria da via e características dos pneus (ranhuras, pressão de inflação, dimensões e tipo).

Quando se faz necessária a restauração para corrigir defeitos funcionais superficiais em pavimentos, são geralmente empregados os diversos tipos de revestimentos listados a seguir, com EXCEÇÃO de:

  • A Base estabilizada quimicamente.
  • B Lama asfáltica para selagem de trincas e rejuvenescimento.
  • C Microrrevestimento asfáltico a frio ou a quente para selagem de trincas e restauração da aderência superficial quando existe condição de ação abrasiva acentuada do tráfego.
  • D Mistura do tipo camada porosa de atrito, Stone Mastic Asphalt (SMA) ou misturas descontínuas (para melhorar a condição de atrito e o escoamento de água superficial).
  • E Tratamento superficial simples ou duplo para selagem de trincas e restauração da aderência superficial.