Questões de Marketing Cultural (Marketing)

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Sobre Patrocínio, é correto afirmar que:

  • A deve-se entender que patrocínio é uma estratégia de investimento que interliga o mix de marketing da empresa com suas estratégias de comunicação, tendo por objetivo divulgar artistas e ações culturais, sem que o patrocinador apareça.
  • B é a ação que sempre facilita de forma financeira, ações culturais, esportivas, educacionais, ecológicas e sociais. Estas ações não têm qualquer objetivo comercial e visam unicamente a valorização da cultura.
  • C é a ação que pode facilitar, geralmente de forma financeira, ações culturais, esportivas, educacionais, ecológicas e sociais. O patrocínio de eventos em projetos culturais ganhou destaque no Brasil por volta da década de 1990, quando por conta do grande número de empresas privatizadas, o patrocínio fora utilizado por estas como principal ferramenta de mídia.
  • D o patrocínio é feito unicamente através de políticas culturais, tais como as leis de incentivo, sendo vedada a captação direta de recursos.
  • E o patrocínio não tem qualquer ligação com Marketing Cultural, visto que as empresas não buscam levar seu nome para as ações patrocinadas.

O agente que atua nas esferas envolvidas na cadeia da cultura, que se caracteriza por ser um profissional especializado em planejar, organizar e coordenar projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica; que tem formação específica e está envolvido em todas as etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e avaliação dos resultados, fazendo a ponte entre os setores de criação artística e de gestão de um projeto cultural, é o:

  • A Produtor Cultural.
  • B Intermediário Cultural.
  • C Patrocinador.
  • D Pesquisador.
  • E Agente Cultural.

Na gestão do Ministro Celso Furtado, foi aprovada a Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986, que ficou conhecida como Lei Sarney e tinha por objetivo:

  • A valorizar a cultura e artistas nacionais e internacionais, facilitando shows de artistas estrangeiros e grandes festivais, que tinham por objetivo o lucro das grandes empresas, redução da inflação e do desemprego no setor cultural.
  • B conceder benefícios fiscais na área do imposto de renda para operações de caráter cultural ou artístico, objetivando unicamente o aumento da lucratividade das grandes empresas.
  • C conceder benefícios fiscais para grandes empresas que financiassem projetos culturais, com o objetivo de reduzir a inflação.
  • D valorizar a cultura e artistas nacionais através de editais de captação direta de recursos, que se tornou uma prática recorrente em todos os governos seguintes.
  • E conceder benefícios fiscais na área do imposto de renda para operações de caráter cultural ou artístico, objetivando criar um processo de renascimento cultural no país.

Sobre Mecenato, é correto afirmar que:

  • A o mecenato é visto como o resultado da paixão de seres de alma sensível, tocados pelo nobre apelo da criação artística, que almejavam elevar a produção humana ao que ela possuía de mais belo, buscando também o retorno financeiro.
  • B o mecenato, como o entendemos hoje, é a primeira forma de associação entre capital e cultura, em especial com as artes e possui um objetivo meramente comercial.
  • C o mecenato, como o entendemos hoje, é a primeira forma de associação entre capital e cultura, em especial com as artes e, ao não ter um objetivo comercial, não integra o processo de marketing cultural.
  • D o mecenas tradicional, provedor de recursos financeiros ao campo das artes, aparece na literatura e na história em busca de contrapartidas, visando a garantia da mais sublime expressão artística.
  • E os mecenas nunca tiveram importância social e cultural e sem eles, teríamos de toda forma as mesmas obras de incontestável beleza, que ao longo dos séculos vêm emocionando pessoas de todas as origens, idades e predileções artísticas que temos atualmente.

Sobre desafios e dilemas da Gestão Cultural, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I - A sociedade e o governo, em geral, imaginam que a gestão cultural se apresenta como não complexa. Em verdade, a gestão da cultura lida com a administração financeira, de pessoal, de espaços, de infraestruturas, de recursos materiais, como qualquer gestão
II - Ainda que a curadoria da programação possa ser realizada por terceiros contratados, cabe ao gestor fazer a supervisão da programação selecionada e mesmo participar da escolha dos curadores.
III - Como as atividades culturais se realizam, quase sempre, em horários diferenciados – noturnos, finais de semana e mesmo feriados – o gestor cultural trabalha mais e em horários inusuais em comparação com os gestores de outros setores.
IV - Um dos primeiros desafios de qualquer gestor cultural, em especial do setor público, atende pela disputa do espaço ocupado pela cultura no âmbito do governo e da sociedade.
V - A gestão da cultura é considerada uma atividade não complexa e secundária. Quando se trata de administração pública, o recebimento de verba para a cultura somente ocorre quando alguma outra área não a utilizar completamente.
VI - Não é de interesse privado o investimento em cultura e, por isso, a Lei Rouanet costuma ser atacada. As grandes empresas não veem vantagem em patrocinar um equipamento cultural, visto que não haverá qualquer retorno financeiro e nem de divulgação da marca.

Em relação aos itens acima, pode-se afirmar que são corretos somente:

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, V e VI.
  • C I, III, IV e V.
  • D I, II, III e VI.
  • E I, IV, V e VI.