Questões de Marketing de Relacionamento (Comunicação Social)

Limpar Busca

Um dos temas mais estudados e praticados pelas organizações, o planejamento estratégico parte do pressuposto de que a organização entende o conceito de estratégia. Sobre esse assunto, avalie as afirmações abaixo e assinale a opção incorreta.

  • A As estratégias formais eficazes apresentam pelo menos três aspectos fundamentais: (a) definição de metas ou objetivos claros a serem atingidos; (b) determinação de políticas bem definidas que orientam ou limitam a situação; e (c) elaboração dos principais programas ou ações que levarão ao cumprimento das metas.
  • B Os recursos (financeiros, humanos, materiais, etc.) devem ser alocados de forma a garantir que todas as ações sejam executadas conforme o plano.
  • C A essência da estratégia é construir uma diretriz ou postura que seja forte e, ao mesmo tempo, flexível o suficiente para que a organização possa alcançar suas metas, mesmo frente a forças imprevisíveis ou desconhecidas.
  • D As estratégias mais eficazes geralmente são embasadas em múltiplos conceitos e forças principais, visando valorizar todos os aspectos possíveis ao mesmo tempo em que buscam minar a ação da concorrência.
  • E Organizações complexas podem ter diversas estratégias hierarquicamente relacionadas, que se apoiem mutuamente em busca dos objetivos e metas comuns da organização.
A cerveja W enviou para os blogueiros um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre qualquer campanha da cerveja nos blogs escolhidos. O resultado disso foi que os receptores começaram a publicar em seus blogs, textos falando do “presentinho” que receberam da marca, e como consequência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
(http://www.princiweb.com.br – adaptado)

Essa ação é conhecida por
  • A Endomarketing.
  • B Marketing Concentrado.
  • C Marketing de Fidelização.
  • D Marketing Viral.
  • E Ecomarketing.