Questões de Marketing Direto (Marketing)

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O modelo de Comunicação Integrada, proposto por Margarida Kunsch contempla a comunicação mercadológica que envolve diversas áreas ou ações, entre elas o(a)

  • A Marketing Direto.
  • B Marketing Social.
  • C Marketing Cultural.
  • D Propaganda Institucional.
  • E Imagem Corporativa.

Uma consumidora idosa esperava contratar um empréstimo consignado com desconto em seu benefício previdenciário. No entanto, um vendedor de forma intencional e deliberada, ofereceu o que lhe convinha vender: um empréstimo por meio de um saque em cartão de crédito consignado, sem informar a taxa de juros, o custo efetivo total da operação, ou o valor do desconto mínimo no benefício previdenciário.

Considere-se que ser ético nas vendas significa ser honesto e que é preciso colocar-se no lugar do cliente e atender plenamente suas necessidades para que ele tenha a certeza de que fez uma boa aquisição de serviço.

Dessa forma, pode-se constatar que o exemplo dessa consumidora idosa caracteriza uma situação de 

  • A propina
  • B conluio
  • C espionagem
  • D conflito de interesses
  • E indução ao erro

Tendo como base os princípios de marketing, julgue os itens subsequentes.


I Caracteriza-se o processo de adoção quando o consumidor conhece, pela primeira vez, um produto inovador e resolve fazer uso total e regular desse produto.

II É irrelevante descobrir por que um produto disponível no mercado há algum tempo é desconhecido dos consumidores.

III É indiferente para o fabricante o fato de o cliente consumir ou ignorar produto lançado em uma promoção.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.

No que se refere a marketing de relacionamento, assinale a opção correta.

  • A As estratégias de marketing de relacionamento são eficazes para a fidelização do cliente em todas as situações de venda.
  • B De acordo com a concepção de marketing de relacionamento, é necessário conhecer as necessidades dos clientes e monitorar suas demandas para que sejam satisfeitas pela empresa.
  • C A melhor estratégia de marketing de relacionamento para a fidelização de um consumidor é propor-lhe descontos, visto que o aspecto financeiro é determinante para a sua satisfação na compra.
  • D No relacionamento com clientes-chave, a estratégia de marketing mais eficaz é estar em permanente contato telefônico com eles.

Lotz (In: BOND; OLIVEIRA, 2011) apresenta uma classificação do momento verdade, mencionando determinados momentos que ocorrem entre o cliente e a empresa. Segundo o autor, quando o cliente é muito bem atendido e leva excelentes lembranças da relação que teve com o produto ou serviço adquirido, é denominado de momento da verdade: 

  • A Encantado.
  • B Secreto.
  • C Imaginário.
  • D Efêmero.
  • E Apático.