Questões de Marketing e Gestão de Marcas (Publicidade e Propaganda)

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O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve

  • A estabelecer um limite aos detalhes gráficos empregados.
  • B uniformizar os canais de mídia on-line ou off-line.
  • C unificar os formatos das peças de uma campanha.
  • D forçar o uso de cores de aspecto psicológico positivo.
  • E manter alguma unidade na construção dos anúncios.

Empresas de mercado usualmente recorrem a um mapa estratégico para realizar, através de planejamento, um caminho seguro que demonstre a progressão tanto da missão quanto da visão dos negócios. Ao definir objetivos estratégicos, coloca-se a missão como aquilo que deverá ser realizado dia a dia, e a visão como a meta a ser atingida; a progressão nesse plano deve resultar em uma elevação do valor da marca ou do negócio.
Pode-se dizer que o valor da marca é mais importante do que o valor de algum produto em si, e, com base nesse raciocínio, constata-se que

  • A um produto com características de commodity limita o valor da marca.
  • B uma briga ou concorrência por preços no mercado aumenta o valor da marca.
  • C uma comunidade em torno da marca faz um negócio mais sustentável no curto prazo.
  • D o foco na venda dos produtos aumenta a vida da empresa no mercado.
  • E o aumento de vendas deve ser um propósito que agilize a valorização da marca.

Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é

  • A o valor que a marca tem para os seus públicos.
  • B a proteção legal de uma marca.
  • C a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca.
  • D a imagem ou a figura que representa sua marca.
  • E o ser que representa a sua marca.

Se utilizadas de forma adequada, as cores podem formar uma atmosfera agradável e apropriada ao espírito da mensagem ou ao próprio produto, dado seu poder de evocar sentimentos e sensações. Assinale a opção correta a respeito das diferentes associações de ideias ou estados de espírito provocados pelas cores.

  • A O vermelho pode estar relacionado a emoções como paixão, energia e intensidade.
  • B O laranja é associado às sensações de medo e raiva.
  • C O amarelo, geralmente, evoca sentimentos de calma e tranquilidade.
  • D O azul é frequentemente associado à energia e ao movimento.
  • E O verde tende a induzir sensações de tensão e ação.

Uma marca é formada por vários elementos tangíveis e intangíveis. Um deles é o brand equity, um conceito fundamental no marketing que se refere à percepção e ao valor de uma marca na mente dos consumidores.

Sendo assim, uma definição adequada ao conceito de brand equity é a seguinte:

  • A quantia de dinheiro que uma empresa investe em suas campanhas de marketing para promover uma nova marca no mercado.
  • B quantidade de produtos que uma empresa vende em um determinado período de tempo, representando sua força no mercado.
  • C margem de lucro que uma empresa obtém com seus produtos, considerando-se os custos de produção e distribuição.
  • D valor monetário que uma marca gera através das vendas de seus produtos, independentemente da percepção do público.
  • E valor intangível e diferenciado associado a uma marca, resultante da percepção, reconhecimento e lealdade dos consumidores.