Questões de Marketing em Conhecimentos Bancários (Conhecimentos Bancários)

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Com a intenção de aumentar a fidelidade de seus clientes, um banco passou a oferecer pontos pelas operações de seus clientes. Assim, os clientes do banco que recebem seus salários em suas contas-correntes ganham 30 pontos, aqueles que contratam seguros de vida ganham 60 pontos, e os clientes que mantêm aplicações financeiras em fundos de investimento ganham 80 pontos. Ao final de cada ano, os clientes podem trocar os pontos por eletrodomésticos ou viagens.
O modelo de programa de fidelização utilizado por esse banco é denominado modelo de

  • A aliança
  • B afinidade
  • C integração
  • D recompensa
  • E complementação

Um banco atua há mais de 20 anos como fornecedor de serviços financeiros de uma incorporadora imobiliária, financiando suas obras. Para retê-la como cliente, o banco propôs há mais de dez anos a parceria das duas empresas no desenvolvimento de uma plataforma digital para compra, venda e aluguel de imóveis. Essa parceria envolveu sociedade nos investimentos necessários para o desenvolvimento da plataforma e a integração dos sistemas de informação. Dessa forma, os clientes da imobiliária têm acesso imediato às suas ofertas, e os contratos são assinados mais rapidamente, por conta da facilidade na análise dos riscos de crédito.

Analisando-se esse caso, com base nos níveis de estratégias de retenção de clientes, verifica-se que a estratégia de retenção utilizada pelo banco para manter a construtora e incorporadora imobiliária como cliente envolve laços

  • A estruturais
  • B compostos
  • C estimativos
  • D qualitativos
  • E quantitativos

As estratégias de marketing de relacionamento incluem técnicas de pós-vendas, as quais contribuem para um atendimento bancário de boa qualidade.
Dentre outros objetivos, essas técnicas devem ser praticadas para

  • A aumentar a eficácia na abordagem de vendas.
  • B cobrar resultados superiores da equipe.
  • C medir a satisfação dos clientes.
  • D garantir mais vendas no curto prazo.
  • E realizar tarefas depois do expediente.

O diretor de um banco, após analisar o plano de marketing desenvolvido pelos seus gerentes, manifestou seu descontentamento com o uso de ações de marketing direto e solicitou mudanças.
Nesse caso, o componente do Mix de Marketing que sofrerá alterações a pedido do diretor é o seguinte:

  • A preço
  • B praça
  • C produto
  • D promoção
  • E planejamento

Segundo o modelo de cinco etapas do processo de compra do consumidor, após reconhecer uma necessidade, o consumidor busca informações a respeito do produto ou do serviço que poderá satisfazer sua necessidade. Nessa etapa, o consumidor recebe a maior parte das informações de fontes controladas por profissionais de marketing, vindas através de propaganda ou de vendedores.
Essas fontes de informação do consumidor são denominadas fontes

  • A públicas
  • B pessoais
  • C comerciais
  • D relacionais
  • E institucionais