Questões de Marketing em Design Gráfico (Design Gráfico)

Limpar Busca

A linguagem publicitária é projetada para ser persuasiva, envolvente e impactante, buscando capturar a atenção do consumidor e influenciar suas decisões. Uma das ferramentas mais utilizadas na web é o Call to Action, também conhecido como CTA.

Assinale a opção que não se enquadra como um Call to Action.

  • A Assistir um vídeo.
  • B Inscrições em newsletter.
  • C A legenda de uma foto.
  • D Participar de um evento.
  • E Gerar tráfego para outro artigo no blog.

Existem inúmeros serviços e plataformas sociais. Para desenvolver estratégias e ações de marketing em plataformas sociais, é preciso um plano de marketing com sólidas informações sobre o mercado, o produto, o público com o qual se quer conversar e, principalmente, com objetivos bem definidos.

Sobre estratégias de marketing em plataformas sociais, é CORRETO afirmar:

  • A As plataformas de rede social são usadas, primordialmente, por pessoas jovens como forma de entretenimento contemporâneo. Nesse sentido, é importante que toda e qualquer atuação de marca nas redes sociais seja pautada pelas piadas e memes.
  • B É necessário que a empresa/marca estabeleça uma presença em toda e qualquer plataforma que exista, independentemente de qualquer orientação estratégica. O espaço virtual precisa ser ocupado em sua plenitude.
  • C Em mercados com poucos competidores, a probabilidade de uma marca já atuante nesse mercado ser pouco conhecida é grande, visto que, normalmente, os líderes de mercado praticamente fazem com que seus concorrentes desapareçam na internet.
  • D Para construir uma estratégia de ação em plataformas sociais, é necessário saber o que se propõe e com quem se deseja interagir. Então se define quais canais (plataformas usar) e como será construída a presença efetivamente.

O design é uma disciplina de solução de problemas. Se o design estiver inserido em um ambiente de negócios, então suas operações servirão para solucionar problemas de negócios.

Sobre a aplicação do design no contexto de negócios, é CORRETO afirmar: 

  • A A colaboração do design numa empresa é importante e concentra-se única, efetiva e taticamente apenas no processo de concepção do produto.
  • B A concepção de design nos negócios visa separar dos aspectos relacionados a comunicação e as vendas. O design tem uma colaboração conceitual efetiva, porém pouco pode colaborar com aspectos práticos e operacionais.
  • C Design não pode reduzir os salários nem os benefícios sociais dos empregados da produção, a fim de reduzir custos. No entanto, design pode reduzir os custos das matérias-primas, especificando-se diferentes materiais ou realizando projetos mais econômicos e racionais.
  • D O design é um importante veículo; um meio para informar sobre os produtos ou serviços da empresa. Este papel, embora restrito, tem grande valor.
O Fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos que não existem. Por isso chamamos de Fechamento Sensorial da forma.  Dessa forma, os elementos são agrupados se eles parecem se completar. Ou seja, nossa mente vê um objeto completo mesmo quando não há um.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o método, é CORRETO afirmar:
  • A A Coca-Cola faz uso de todo o seu arsenal de "Top of Mind Branding" nessa propaganda, já que nem precisa assinar a peça.
  • B É interessante, porém pouco usual, já que a marca nem assina o produto, podendo gerar uma confusão quanto ao que está sendo vendido de fato na peça.
  • C É uma forma usual de Branding, e não é necessário um mercado consolidado para criar peças dessa natureza
  • D Precisa de muita interpretação, sobretudo para quem não está acostumado a ver peças dessa forma.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Apesar de não ser um conceito de fato inovador, é sempre uma grande inspiração quando vemos grandes marcas vendendo seus produtos, sem, de fato, mostrá-los para o seu consumidor. É como se fosse reforçado, aqui, seu conceito de love-mark, de top of mind, enfim, de marca notória.
Com base nesse contexto, podemos constatar as seguintes opções retóricas do  método criativo do Design:

I. A ideia da primeira peça, se fosse em texto, poderia ser: "o hambúrguer dessa lanchonete é tão bom que só conseguimos exibir a caixa vazia, pois  ele já foi consumido." II. A ideia das 2 peças é "dar um gatilho", evidenciar que podemos ver hambúrgueres da empresa até em locais inusitados. III. A assinatura, com o enunciado "aberto até tarde", faz alusão a luzes da  cidade à noite.

Está CORRETO o que se afirma em:
  • A I e II, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, II e III.