Questões de Marketing Empresarial (Marketing)

Limpar Busca
Sobre marketing na saúde, assinale a alternativa correta. 
  • A Até o início da década de 1970, a relação entre as áreas de marketing e saúde era amplamente conhecida, resultando na expansão dos estudos da aplicação do marketing em diversas áreas de atividade
  • B O marketing na saúde, inicialmente, tinha como foco principal a criação de vínculos entre o hospital e o utente, destacando-se pela promoção de imagem e divulgação de mensagens persuasivas
  • C A aplicação do marketing na saúde consolidou-se principalmente na década de 1990, com os avanços tecnológicos, direcionando o foco para a satisfação do consumidor e afastando-se da ênfase na promoção de imagem
  • D Borba (2009) destaca que o marketing na saúde é reconhecido apenas como uma ferramenta empresarial, não tendo relevância na melhoria das práticas, produtos e serviços de saúde
  • E A relação entre marketing e saúde permite que os serviços de saúde atendam exclusivamente às necessidades e desejos da instituição, sem considerar a satisfação e o bem-estar do consumidor

Barbosa e Rabaça (2001) defendem que o marketing institucional deve cuidar da imagem da instituição, no qual deve estar voltado para a fixação da marca na memória e não no mercado. Em relação ao marketing institucional, é correto afirmar que trata-se da:

  • A criação imediata de vendas e não atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa.
  • B execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio.
  • C utilização de um banco de dados que reúne nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects.
  • D apresentação de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias.

Considerando os conceitos de relacionamento empresa com empresa (B2B) e o sistema de informação de marketing, julgue o item a seguir.
O fechamento de um negócio B2B coincide com o estágio de processamento do pedido.

  • Certo
  • Errado

Considerando os conceitos de relacionamento empresa com empresa (B2B) e o sistema de informação de marketing, julgue o item a seguir.


Um estruturado sistema de informações de marketing (SIM) tem como base os dados de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias do mercado de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing. 

  • Certo
  • Errado

Ao se elaborar o plano de marketing de uma empresa, tanto o microambiente quanto o macroambiente devem ser levados em conta. Considerando o ambiente de marketing, julgue o próximo item. 


Fornecedores e concorrentes fazem parte do microambiente no contexto do ambiente de marketing. 

  • Certo
  • Errado