Questões de Marketing Esportivo (Relações Públicas)

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O marketing esportivo pode ter diferentes abordagens a partir da visão que se tem do esporte: como produto, como marca ou como experiência.

Na visão do esporte como experiência, entende-se o esporte a partir do foco

  • A na diversidade de modalidades
  • B na vivência esportiva
  • C no marketing do produto esportivo
  • D nos atributos da marca esportiva
  • E nos benefícios do esporte
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A figura retrata o trevo da sorte do marketing esportivo, que faz analogia ao efeito único que a gestão integrada desses ativos pode causar no destino das entidades esportivas. Quando uma única folha é omitida, perde-se não apenas uma parte importante do trevo, mas também o coloca em lugar comum, fazendo-o perder sua magia, ou melhor, sua vantagem competitiva. (SIQUEIRA, Marco Antônio Carvalho Alves D. Marketing Esportivo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2014, pág 8. Adaptado.)
Sobre os ativos retratados no trevo da sorte, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A A exploração de arenas esportivas refere-se, exclusivamente, à venda de ingressos para eventos esportivos realizados nas arenas.
  • B Os patrocínios incluem, além das ações do patrocínio propriamente dito, outras ferramentas de comunicação, como propaganda; merchandising; e, promoção em eventos esportivos.
  • C Compõe os direitos de mídia a concessão de licença para a retransmissão de eventos esportivos nos diversos meios de comunicação, principalmente na TV. Neste grupo também estão incluídas as receitas, como assinaturas, ou mesmo publicidade, a partir de veículos próprios das entidades esportivas.
  • D Licenciamento e varejo envolvem, principalmente, a cessão de direitos para o uso de marcas de equipes e eventos esportivos, assim como a comercialização desses produtos, por meio de canais de venda próprios, ou mesmo a cessão de uso da marca para serviços, incluindo franquias, como clínicas e bares temáticos.

Na área de Comunicação Integrada, um dos objetivos é cuidar da imagem da empresa, mediante o estabelecimento de relações com a sociedade e com os funcionários. Para que essa ação seja bem-sucedida, é necessário um planejamento que integre as Relações Públicas com o Jornalismo, a Publicidade e a Propaganda e o Marketing. Quando uma empresa resolve, por exemplo, patrocinar o esporte ou a cultura, ela pode agregar valor à marca, reforçar os laços com a sociedade ou, até mesmo, recuperar a confiança do consumidor.

Contudo, antes de se decidir por uma determinada campanha, é importante observar:

  • A o custo do investimento e a projeção do retorno a ser obtido, uma vez que ações de responsabilidade social ou patrocínio são intangíveis;
  • B os investimentos da concorrência em projetos da mesma natureza, pois existe o risco de o público não conseguir discernir os patrocinadores;
  • C o perfil do público-alvo, a afinidade com os valores da empresa e o potencial de ganho em exposição gratuita na mídia;
  • D o ganho de market share no segmento de atuação da empresa ao se priorizarem eventos esportivos relacionados aos Jogos Olímpicos de 2016;
  • E o risco inerente à imagem institucional em caso de fracasso de bilheteria, retorno de mídia e/ou desempenho dos atletas patrocinados.

O marketing esportivo é a aplicação dos quatro P do marketing mix em um contexto esportivo, concebido para atender às necessidades dos clientes do esporte, sejam eles consumidores individuais, jogadores ou investidores corporativos. Um produto esportivo, no entanto, tem mais características de serviço do que de mercadoria.

Nesse contexto, a variável Distribuição do marketing mix refere-se à(ao)

  • A emissão de ingressos e à previsão de renda da bilheteria
  • B instalação esportiva e à cobertura de mídia
  • C licenciamento de produtos e à aplicação da marca nos uniformes
  • D patrocínio corporativo e à promoção de vendas
  • E ticketing e ao merchandising

Uma atividade de patrocínio que combina vendas pessoais com promoção é a hospitalidade, um benefício do patrocinador, comumente associado a eventos esportivos de grande visibilidade.

Um exemplo de ação de hospitalidade é a(o)

  • A aplicação da marca do patrocinador em uniformes e ingressos
  • B associação indireta de uma marca a um evento esportivo.
  • C venda de produtos licenciados, sem a necessidade de pagamento de royalties.
  • D fornecimento de ingressos e de entretenimento em camarotes.
  • E direito de nomear um estádio com a marca do patrocinador.