Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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Segundo Amaral (2011), o marketing é um processo gerencial capaz de garantir a relevância futura das bibliotecas e unidades de informação. Esse processo envolve planejamento, execução e controle da criação, precificação, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação. Além de atender às necessidades atuais dos usuários, o marketing da informação deve inovar oferecendo produtos e serviços que atendam aos interesses da clientela futura. Sobre o que a ênfase nos princípios do marketing da informação pressupõe, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Comprometimento com a filosofia de marketing adotada pelos gestores da unidade de informação.
( ) Suporte administrativo da alta direção da organização mantenedora da unidade de informação.
( ) Desenvolvimento das atividades da unidade de informação com foco nos serviços no cliente.
( ) Preocupação com o atendimento ao público-alvo, receptividade às críticas, reclamações e sugestões.
( ) Divulgação dos benefícios e dos prejuízos advindos da adoção das técnicas de marketing.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F – V – V.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – F – V – F – V.
  • D F – V – F – V – F.
  • E V – F – V – F – V.

Em relação ao marketing em bibliotecas e centros de documentação bem como às redes e sistemas de informação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O marketing em bibliotecas envolve tanto a promoção dos serviços quanto a comunicação eficaz com os usuários, com o objetivo de aumentar a visibilidade e a utilização dos recursos da biblioteca.
  • B O marketing em bibliotecas se limita à divulgação de eventos culturais, sem envolver estratégias para atrair novos usuários.
  • C O planejamento estratégico de redes de bibliotecas é desnecessário, pois cada unidade funciona de forma independente.
  • D A integração de bibliotecas em redes prejudica a gestão de recursos, uma vez que impõe políticas padronizadas para todas as instituições.
  • E Centros de documentação não precisam de estratégias de marketing, pois sua função é apenas arquivar documentos para consulta interna.

De acordo com Amaral (2012) “parte-se do princípio que é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da biblioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.” […] O pensamento recente sobre este assunto sugere que a “tarefa da biblioteca não seja apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender os interesses da clientela no futuro.”


O texto acima se refere:

  • A Ao estudo de usuários. 
  • B À avaliação de serviços.
  • C Ao serviço de referência.
  • D À disseminação da informação. 
  • E Ao marketing da informação

Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de Marketing em bibliotecas.

  • A “Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.”
  • B “Forma de divulgação contínua e regular das informações ou de materiais recebidos pelas bibliotecas, seja por meio de serviços de alerta, elaboração de boletins informativos e sumários correntes.”
  • C “Produz conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.”
  • D “Conjunto de esforços concentrados na promoção eficiente da satisfação de usuários que necessitam e utilizam produtos e serviços de informação”.
  • E “É o conhecimento das características de seus usuários reais e potenciais e serve para que se possa organizar uma biblioteca adequada a essas características e oferecer serviços que atendam as necessidades informacionais dos usuários".

A realização de um estudo de marketing do serviço de referência, com o objetivo de promover um ajustamento constante às necessidades dos usuários, releva alguns princípios do marketing de informação disseminados por Accart, tais como

  • A a atitude do bibliotecário de referência diante do usuário.
  • B a atualização e o tratamento permanente de dados e metadados.
  • C a digitalização e conservação da coleção de referência.
  • D a ergonomia e acessibilidade dos espaços de circulação.
  • E a implantação de novas tecnologias no serviço de referência.