Questões de Marketing na Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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De acordo com Amaral (2012) “parte-se do princípio que é um processo gerencial capaz de contribuir para garantir o futuro da biblioteca e demais unidades de informação como atividade inovadora e criativa, que envolve o planejamento, execução e controle da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação.” […] O pensamento recente sobre este assunto sugere que a “tarefa da biblioteca não seja apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender os interesses da clientela no futuro.”


O texto acima se refere:

  • A Ao estudo de usuários. 
  • B À avaliação de serviços.
  • C Ao serviço de referência.
  • D À disseminação da informação. 
  • E Ao marketing da informação

Assinale a alternativa que indica corretamente a definição de Marketing em bibliotecas.

  • A “Conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.”
  • B “Forma de divulgação contínua e regular das informações ou de materiais recebidos pelas bibliotecas, seja por meio de serviços de alerta, elaboração de boletins informativos e sumários correntes.”
  • C “Produz conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que está inserida e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento tanto na fase de elaboração do plano, programa ou projeto, quanto na fase de implementação das ações.”
  • D “Conjunto de esforços concentrados na promoção eficiente da satisfação de usuários que necessitam e utilizam produtos e serviços de informação”.
  • E “É o conhecimento das características de seus usuários reais e potenciais e serve para que se possa organizar uma biblioteca adequada a essas características e oferecer serviços que atendam as necessidades informacionais dos usuários".

A realização de um estudo de marketing do serviço de referência, com o objetivo de promover um ajustamento constante às necessidades dos usuários, releva alguns princípios do marketing de informação disseminados por Accart, tais como

  • A a atitude do bibliotecário de referência diante do usuário.
  • B a atualização e o tratamento permanente de dados e metadados.
  • C a digitalização e conservação da coleção de referência.
  • D a ergonomia e acessibilidade dos espaços de circulação.
  • E a implantação de novas tecnologias no serviço de referência.

O marketing de relacionamento para a gestão de unidades de informação tem como paradigma

  • A arbitrar, continuamente, a qualidade dos serviços, evitando sua obsolescência.
  • B conquistar clientes, através de serviços de alerta de informação a ser demandada.
  • C fidelizar clientes, de modo duradouro, possibilitando mútua satisfação de objetivos.
  • D focalizar na geração contínua de novos produtos justificando sua própria existência.
  • E priorizar o serviço de referência, delineando metas realistas de eficiência e eficácia.

Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


A principal função do serviço de circulação é promover, por meio da disponibilização de recursos informacionais, o acesso dos usuários às informações das quais eles necessitam. O serviço de circulação como um todo agrega as operações de consulta, empréstimo, devolução, reserva e renovação de materiais das unidades de informação.

  • Certo
  • Errado