Questões de Marketing na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

A técnica AIDA foi criada no final do século XIX e foi de-senvolvida por um publicitário americano. O termo é um acrônico que corresponde aos estágios pelos quais passa um consumidor antes de realizar uma compra. A frase: “Descubra o segredo da beleza da cútis da Miss Brasil”, que inicia um anúncio de cosmético, corresponde à etapa

  • A Interesse.
  • B Ação.
  • C Desejo.
  • D Dúvida.
  • E Atenção.

A Autoridade Portuária de Santos (APS), divulgou, no dia 11 de janeiro de 2024, o Regulamento da Chamada Permanente de Projetos de Patrocínio Mercadológicos, com o objetivo de “selecionar projetos que contribuam para as relações ________ e de ________ da APS, para o avanço ________ e divulgação das melhores práticas do setor, ou que de outra forma desenvolvam mercadológica, técnica ou ________ o Porto Organizado de Santos”.
As palavras que completam, correta e respectivamente, o texto são:

  • A comerciais ... mercado ... tecnológico ... cientifica- mente
  • B comerciais ... cabotagem ... tecnológico ... cientifica- mente
  • C internas ... mercado... tecnológico ... cientificamente
  • D comerciais ... mercado ... náutico ... cientificamente
  • E comerciais ... mercado ... tecnológico ... industrialmente

Uma das áreas do composto da comunicação integrada, proposto por Margarida Kunsch, é a comunicação mercadológica, da qual fazem parte

  • A a propaganda institucional.
  • B o marketing social.
  • C o marketing cultural.
  • D a merchandising.
  • E a imagem corporativa.

Leia o texto a seguir sobre a importância do posicionamento na gestão estratégica de marketing.

Em um mundo globalizado, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, a diferenciação é uma questão de _____ para as organizações. Para que uma organização seja efetivamente percebida como diferente, a vantagem competitiva oferecida por ela precisa ser única, _____ de imitar, sustentável, _____ à competição e aplicável em diversas situações. Vantagens competitivas podem ser copiadas pelas concorrentes em curto espaço de tempo, o que obriga as organizações a buscar outras vantagens. Uma alternativa para dificultar o _____ das vantagens competitivas realizada pelas concorrentes é a definição de um posicionamento, explicado por Kotler como “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. O resultado será a criação de um(a) _____, ou seja, uma razão convincente para que o consumidor compre determinado produto ou até mesmo mude de marca.

(LUPETTI, 2012, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A honra – rápida – incomparável – merchandising – diferencial.
  • B posicionamento – fácil – inexistente – briefing – lovemark.
  • C escolha – impossível – equivalente – follow-up – top of mind.
  • D sobrevivência – difícil – superior – benchmarking – proposta de valor.
  • E marketing – possível – inferior – branding – posicionamento.

Recentemente, a empresa de cosméticos Boticário lançou uma da edição limitada da linha Cuide-se Bem Bubbaloo. Os produtos com cheiro de chiclete e embalagem que lembra a tradicional goma de mascar buscam despertar nostalgia e conquistar consumidores.

Esse tipo de estratégia baseada na união de duas marcas para criar um produto ou serviço novo e exclusivo é conhecida como

  • A branding de causas.
  • B love branding.
  • C co-marketing. 
  • D marketing de nostalgia.
  • E co-branding.