Questões de Marketing na Logística (Logística)

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        A atual empresa transportadora de combustíveis líquidos e derivados de petróleo contratada por uma indústria petrolífera apresenta uma série de problemas, tais como atrasos na entrega ao cliente final, derramamento de produtos ao longo de vias públicas, falta de comunicação com o embarcador e o cliente final, incidentes ocorridos nas estradas e frota com vários graus de avaria. Entretanto, o preço do frete médio cobrado pela transportadora contratada é o menor entre as disponíveis no mercado.


Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. 


O derramamento de produtos pela empresa contratada ao longo de vias públicas prejudica a imagem da petrolífera contratante.

  • Certo
  • Errado

Sempre que o gerente comercial da transportadora T vai apresentar os serviços da empresa a um novo cliente, ele reproduz um vídeo no qual os veículos da empresa são mostrados em detalhes e clientes atuais apresentam declarações a respeito dos serviços da empresa.

Ele sabe que serviços não podem ser vistos, sentidos ou provados antes de serem contratados, o que está relacionado à característica diferenciadora dos serviços, denominada

  • A variabilidade
  • B simultaneidade
  • C intangibilidade
  • D inseparabilidade
  • E heterogeneidade

A empresa Z é uma tradicional transportadora marítima de cargas, atuando há mais de quarenta anos sob a marca Z Transportes. Na reunião mais recente, o conselho da empresa apontou que era necessário que a empresa aumentasse suas receitas de vendas e propôs que passasse a vender roupas baseadas nos uniformes utilizados pelos trabalhadores da empresa. Enquanto os diversos setores realizam estudos de viabilidade dessa proposta, o diretor de marketing propôs que as roupas comercializadas pela empresa tivessem a marca Z Fashion.

Dessa forma, o diretor de marketing propôs uma estratégia de marca denominada extensão de

  • A linha
  • B categoria
  • C segmento
  • D visibilidade
  • E representação

O diretor de marketing de uma empresa reuniu dois grupos de consumidores com idades entre 18 e 25 anos e os colocou em salas diferentes. O primeiro grupo recebeu a nova embalagem do produto e respondeu, em seguida, a um conjunto de dez perguntas a respeito da intenção de compra do produto. O segundo grupo recebeu a embalagem corrente do produto e respondeu ao mesmo conjunto de perguntas a respeito da intenção de compra do produto.

A intenção do diretor era verificar o efeito da mudança de embalagem do produto nas intenções de compra dos consumidores daquela faixa etária; portanto, a pesquisa conduzida é classificada como

  • A observação
  • B grupo de foco
  • C teste evocativo
  • D análise de conteúdo
  • E pesquisa experimental

A campanha promocional da empresa de transportes W traz um famoso ator de TV, que já recebeu muitos prêmios e tem uma carreira consolidada, como garoto-propaganda. Sabe-se que o comportamento do consumidor é influenciado por grupos de referência.

Nesse contexto, o ator é utilizado na propaganda porque faz parte do grupo de referência

  • A formal
  • B primário
  • C cognitivo
  • D dissociativo
  • E aspiracional