Questões de Marketing Organizacional (Marketing)

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É certo que não só da qualificação de funcionários e da eficiência quanto à prestação de serviços se constrói o sucesso de uma empresa, pois também é necessária a organização de seus sistemas e processos operacionais. A manutenção de rotinas administrativas contribui para o estabelecimento de uma gestão eficiente, e uma estratégia para o alcance dessa qualidade é a:
  • A Renúncia a estratégias de marketing
  • B Mescla da pessoa física com a jurídica.
  • C Confidencialidade das dívidas e contas.
  • D Adoção de processos de benchmarking. 

Julgue o item subsequente. 


O posicionamento de mercado, conforme definido por Philip Kotler, é a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo, o que implica na forma como a marca deseja ser percebida por seu público.

  • Certo
  • Errado
Julgue o item subsequente. 

O posicionamento de mercado é menos relevante na era digital, pois, com a variedade de produtos e serviços disponíveis online, os consumidores estão menos preocupados com a imagem e os valores de uma empresa. 
  • Certo
  • Errado

Acerca dos fundamentos do marketing e das ações de promoção institucional, julgue o item a seguir. 


Em um contexto empresarial, o marketing prioriza a geração de valor para quem consumirá os produtos, em detrimento dos demais stakeholders da organização.

  • Certo
  • Errado

Ao se falar em estratégias de diferenciação e posicionamento, coloca-se a necessidade de as empresas se destacarem para seus clientes quando, por exemplo, duas delas perseguem uma mesma posição. Nesse caso, cada uma deverá encontrar seu próprio caminho de distinção, respeitando as preferências do mercado-alvo definido previamente.
Na busca por quais diferenças promover, as marcas devem respeitar alguns critérios de escolha, dentre os quais o critério da antecipação, que é aquele em que

  • A a diferença entre as marcas é comunicável e visível para os compradores.
  • B a diferença entre as marcas é superior a outras formas de obtenção de benefício.
  • C a empresa pode introduzir uma diferença entre as marcas de forma lucrativa.
  • D os concorrentes não podem copiar facilmente a diferença entre as marcas.
  • E os compradores podem pagar por uma diferença de preços.