Questões de Marketing Político (Marketing)

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Considere o comentário a seguir.
De acordo com Francisco Saraiva Júnior, da Fundação Getúlio Vargas, muitas marcas que não tinham o costume de se manifestar sobre temas da atualidade passaram a fazer isso. “Essa situação é bem específica do momento em que vivemos, com a adesão às redes sociais”, diz o especialista. “Graças a elas, a nossa relação com as empresas mudou. Elas estão mais humanas, mais próximas de nós. Elas propõem diálogo. O consumidor agora espera que a marca expresse seus valores e posicionamentos.”
Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/empresas-que-se-posicionam-na-politica-sofrem-com-ameacas-de-boicote/

Sobre o posicionamento das marcas/empresas em relação aos assuntos relacionados à política, é correto afirmar:

I - Uma empresa faz marketing político quando transmite seu pensamento para a sociedade, com o intuito de se posicionar ou se defender.
II - Atualmente, organizações brasileiras, sejam pequenas, médias ou grandes, desenvolveram um papel político mais significativo na sociedade, com o intuito não apenas de se posicionarem, mas de se tornarem influenciadoras dos cidadãos do país.
III - A divulgação da sua visão política faz parte da comunicação organizacional de diversas empresas, podendo ser benéfica ou prejudicial à instituição no que se refere ao âmbito financeiro e à sua reputação.
IV - O posicionamento político das empresas é o reflexo do fortalecimento do sentimento de cidadania e de uma sociedade civil mais consciente dos seus deveres e direitos.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II.
  • C III e IV.
  • D IV.
  • E I, II, III e IV.

Considere o texto a seguir.

“O ato de comunicação é cíclico, bipolar: o emissor transmite, por meio de canais, informações ao receptor, e este recebe a mensagem, realimentando o sistema por meio de feedbacks, complementando-se dessa maneira o processo da comunicação. Urge frisar que tal processo constitui uma via de duas mãos. Se não houver resposta à mensagem transportada, teremos um processo unilateral de transmissão de informação. Também no marketing político o mesmo modelo se desenvolve.”
(TORQUATO, Guadêncio. Novo manual do marketing político. São Paulo: Saraiva, 2014.)

É correto afirmar que

  • A as estratégias de marketing e os estímulos de comunicação são definidos em uma campanha política após minuciosa análise do perfil dos eleitores; apenas assim é possível ter certeza absoluta das reações desse público aos estímulos.
  • B o eleitor recebe diversos estímulos durante uma campanha política. O próprio candidato pode ser considerado um estímulo, uma vez que o eleitor pode ser atraído por sua fisionomia, sua história de vida, sua ideologia.
  • C a estrutura de uma campanha política, o custo, o material utilizado durante a campanha não podem ser considerados estímulos, uma vez que não impactam o eleitor diretamente.
  • D o uso de discurso social em uma campanha política não constitui um estímulo eficaz, pois falar dos problemas da sociedade pode afastar os eleitores do candidato.
  • E os aspectos visuais do candidato, sua postura, seus gestos, sua forma de falar não possuem relevância em uma campanha política, pois a sociedade é estimulada apenas pelas propostas apresentadas pelo candidato para melhoria de segurança, saúde e educação.

“O conjunto de estímulos transmitidos pelo candidato é operado por todo um sistema perceptivo do eleitor, que os decodifica e interpreta, reagindo de acordo com a influência exercida por quatro impulsos básicos. (...) Alguns desses estímulos entram na caixa de ressonância e são processados de maneira mais positiva; outros, de forma negativa.” (TORQUATO, 2014).
Os impulsos básicos citados pelo autor são:

  • A combativo, básico, sexual, paternal.
  • B maternal, básico, de vida, profissional.
  • C de vida, material, profissional, combativo.
  • D sexual, primário, secundário, de vida.
  • E material, combativo, primário, básico.

De acordo com Torquato (2014), uma campanha política bem elaborada deve seguir os cinco eixos que formam o marketing político eleitoral. São eles:

  • A pesquisa, discurso, orientação, mobilização e conclusão.
  • B discurso, mobilização, articulação, ativismo e sanção.
  • C pesquisa, discurso, comunicação, articulação e mobilização.
  • D pesquisa, comunicação, proposta, orientação e conclusão.
  • E comunicação, sanção, discurso, orientação e conclusão.