Questões de Marketing Socialmente Responsável (Publicidade e Propaganda)

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Considere o texto abaixo sobre a relação entre publicidade e sustentabilidade.

Alguns anos atrás, as mudanças climáticas eram assunto de cientistas e ambientalistas e eram consideradas um problema que só causaria impacto para as futuras gerações. Hoje, estamos sentindo as consequências das mudanças climáticas [...]. Isso significa que precisamos fazer uma revolução nos padrões de produção e consumo [...] para garantir que todos tenham acesso a bens e serviços que satisfaçam as suas necessidades sem que isso comprometa a capacidade do planeta de se manter saudável, ou melhor dizendo, viável para a nossa espécie. [...] Nossa sociedade é chamada de “sociedade do consumo” porque consumir se tornou uma atividade cotidiana que foi além da ideia inicial de satisfazer necessidades para se tornar até uma doença. [...] O consumismo não existiria sem a publicidade, ferramenta fundamental para influenciar padrões de consumo, formar estilos de vida [...]. A publicidade é a ponte entre a produção e o consumo.

GUNN, L. Sustentabilidade, consumo e publicidade. In: Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. TRIGUEIRO, André (Org.). Rio de Janeiro: Globo, 2005.

A partir do texto, considere as afirmativas a seguir sobre a relação entre publicidade e sustentabilidade.

I - Como a publicidade faz a mediação entre a produção de bens e o seu consumo, ela é peça fundamental na disseminação da agenda sustentável, e um de seus maiores desafios atuais é evitar o chamado greenwashing, que é a prática de ocultar dados sobre os reais impactos socioambientais, ou mesmo propagar informações falsas sobre uma marca ou um produto.

II - A sustentabilidade é uma responsabilidade do setor público (pela promoção de políticas públicas) e do setor privado, em especial das empresas produtoras de bens de consumo, de maneira que não é papel do profissional de publicidade interferir na valorização da pauta da proteção ambiental e do consumo consciente.

III - Em que pese a importância da publicidade na geração e na promoção de hábitos de consumo, seu impacto é irrelevante, pois os maiores desafios para o combate ao aquecimento global não dizem respeito às atitudes individuais de cada consumidor, mas à gestão empresarial ambiental nas organizações de produção em larga escala.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e II
  • E II e III

Há basicamente três razões para que as organizações tenham buscado melhorar sua performance ambiental: o regime regulatório internacional está mudando em direção às exigências crescentes em relação à proteção ambiental; o mercado está mudando (tanto de fatores quanto de produtos); e o conhecimento está mudando, com crescentes descobertas e publicidade sobre as causas e consequências dos danos ambientais, de acordo com Souza (2002). Assim, a gestão ambiental empresarial é atualmente condicionada pela pressão das regulamentações, pela busca de melhor reputação, pela pressão de acionistas, investidores e bancos para que as empresas reduzam seu risco ambiental, pela pressão de consumidores e pela própria concorrência.

MACEDO, K. B.; OLIVEIRA, A. A gestão ambiental nas organizações como nova variável estratégica. In: Revista Psicologia, Organizações e Trabalho. Florianópolis, 2005, v. 5, n. 1.


Considerando-se os critérios e as diretrizes ESG, os seguintes fatores contribuem para uma gestão ambiental eficiente:

  • A clareza na definição do processo decisório (em consonância com a missão, os valores e o propósito do negócio), transparência (accountability) e responsabilidade corporativa.
  • B subordinação do Conselho Administrativo aos CEO da companhia; sigilo sobre as diretrizes e decisões corporativas; ausência de fiscalização externa.
  • C autonomia e independência entre os mecanismos de governança e a gestão de risco; opacidade na relação com órgãos de fiscalização externa e auditorias internas.
  • D sigilo sobre as diretrizes e decisões corporativas; autonomia e independência do Conselho Administrativo, dispensa de métricas e indicadores e metas socioambientais.
  • E transparência (isto é, accountability); responsabilidade corporativa e subordinação do Conselho Administrativo à diretoria da organização.

Recentemente, a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável tem ganhado espaço nas empresas, como se pode ler abaixo, no extrato de uma matéria do Estadão:

A agenda ESG [...] avança com mais rapidez dentro de uma empresa quando o responsável pela sustentabilidade tem acesso direto ao CEO e uma vaga no comitê executivo da companhia, apontou uma pesquisa realizada pela consultoria Russell Reynolds Associates. Contudo, o levantamento também revelou que a realidade da maioria das companhias [é] bastante diferente: apenas 20% dos CSO (chief sustainability officer, chefes de sustentabilidade) reportam seus planos diretamente aos CEOs. [...] A aplicação do ESG ao plano de negócios faz a diferença para que as novas atitudes sejam de fato aplicadas, e não apenas para marketing. [...]. “Não adianta ter área se o CEO e o conselho não estão ligados na agenda. Uma vez que [se] vê uma conexão com a estratégia maior da empresa, a coisa muda de figura”, relata Montana. A principal mudança ocorre quando não se vê o tema apenas pela questão reputacional, e sim como uma parte dos negócios, capaz de gerar valor.

SANTOS, L. F. Empresas com chefe de sustentabilidade próximo do CEO avançam mais facilmente na agenda ESG. Estado de S. Paulo, 26 maio 2023. Disponível em: https:// www.estadao.com.br/economia. Acesso em: 10 set. 2023. Adaptado.

A sigla ESG, presente no texto acima, refere-se às

  • A novas diretrizes políticas defendidas por economistas neoliberais e, na sigla, as letras correspondem, respectivamente, à: estabilidade, segurança e governabilidade.
  • B novas disciplinas que, atualmente, lideram o campo da governabilidade empresarial: estatística, semiologia e geopolítica.
  • C bases administrativas que contemporaneamente são mais valorizadas pelas marcas de melhor posicionamento no mercado internacional: entrega, segurança, generosidade.
  • D diretrizes e recomendações que objetivam integrar aspectos ambientais, sociais e de governança empresarial, que, em inglês, correspondem respectivamente a environmental, social e governance.
  • E políticas ambientais recém-aprovadas na ONU, correspondendo, cada letra da sigla, respectivamente a: ecologia, segurança e globalidade.

Um vídeo sugerindo a redução no consumo de carne deveria ajudar um banco brasileiro a divulgar seu aplicativo que calcula pegadas de carbono, mas acabou com um pedido de retratação e, pelo menos, cinco churrascos organizados por pecuaristas em frente às agências da instituição. O episódio começou com um vídeo que circulou nas redes sociais, no qual três influenciadoras dão dicas de como ter hábitos mais sustentáveis e recomendam a adesão ao movimento conhecido como “Segunda sem carne”. O material publicitário irritou alguns representantes ruralistas, o que levou o banco a retirar o vídeo do ar e a escrever uma carta aberta se retratando.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/entenda-o-que-o-churrasco-nobradesco-revela-sobre-as-publicidades-esg.shtml. Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, bem como dos princípios de planejamento de comunicação integrada e marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. O acompanhamento das principais tendências de consumo na sociedade, a exemplo da Agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português), é fundamental ao desenvolvimento de campanhas publicitárias.
II. A atitude do banco de retirar a campanha publicitária do ar, cedendo àqueles que protestaram contra sua veiculação, impacta na imagem da empresa junto ao público que é adepto a causas relacionadas à sustentabilidade.
III. O planejamento da comunicação integrada envolve os setores de marketing, assessoria de imprensa e relações públicas que atuam juntos pelo fortalecimento da reputação de uma marca e pelo bom relacionamento com o público, o que inclui a gestão de crises, como a que foi desencadeada pelo vídeo do banco.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):
  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C I e II, e a II justifica a I.
  • D I e II, e a II não justifica a I.
  • E Ambas são falsas.