Questões de Materiais para Ferramentas (Engenharia Mecânica)

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Salvo em casos particulares, o ensaio de dureza é classificado como não destrutivo por não comprometer a integridade do material, podendo ser realizado em peças acabadas. Simplificadamente, o ensaio consiste em pressionar uma ponta de prova (penetrador) sobre a superfície do material, provocando uma pequena indentação, cujo tamanho será correlacionado com a dureza.
Dentre os diversos métodos para medir a dureza de um material, o que emprega um penetrador com a forma geométrica de uma pirâmide, fabricado em diamante, é o método

  • A Brinell
  • B Rockwell B
  • C Rockwell C
  • D Shore
  • E Vickers

A respeito da perda de carga em uma tubulação, considere as afirmações abaixo:

I - A perda de carga em uma tubulação varia ao longo da vida útil da tubulação.
II - As perdas ditas menores, isto é, em registros, acidentes, etc., são sempre menores que as perdas maiores, isto é, ao longo da tubulação.
III - A vazão mássica entre dois pontos ao longo do escoamento não é alterada pelas perdas internas.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Alguns sistemas são extremamente importantes para o funcionamento seguro de uma indústria. Em uma plataforma, por exemplo, os sistemas de Fogo e Gás (Fire & Gas) e de Desligamento de Emergência (ESD – Emergency Shutdown) são cruciais para a segurança.
Os sistemas de Fire & Gas e de ESD são classificados como sistemas

  • A instrumentados de segurança
  • B automáticos de segurança
  • C de segurança aumentada
  • D ciberfísicos
  • E críticos

Comparando dois motores, um seguindo o ciclo OTTO e o outro seguindo o ciclo DIESEL, considere as afirmações abaixo.

I - Na prática, os motores DIESEL têm eficiência térmica superior aos motores OTTO, pois se conseguem razões maiores de compressão nos primeiros que aquelas nos motores OTTO.
II - Os motores OTTO devem ser usados quando grandes potências se fazem necessárias, pois operam em rotações mais elevadas.
III - Os motores DIESEL são máquinas de combustão externa, enquanto os motores OTTO são máquinas de combustão interna.
IV - Os motores OTTO comprimem uma mistura ar + combustível, e os motores DIESEL comprimem ar tão somente.

São corretas APENAS as afirmações

  • A I e III
  • B I e IV
  • C II e III
  • D II e IV
  • E I, II e III

O aço e seus produtos comerciais (chapas, barras, tubos, trilhos, vergalhões, etc.) são produzidos a partir do minério de ferro, por intermédio do processo siderúrgico que consiste, sucintamente, nas seguintes etapas: redução do minério de ferro em alto-forno, aciaria, lingotamento e laminação. Em cada uma das etapas é gerada a matéria- -prima para a etapa seguinte, em um processo que, por meio de reações químicas e térmicas, transforma o minério de ferro em aço (liga Fe-C) e seus produtos finais.
As matérias-primas resultantes das três primeiras etapas do processo são, respectivamente,

  • A coque; ferro gusa; aço
  • B carvão; tarugos e placas; aço
  • C ferro gusa; ferro fundido; aço
  • D ferro fundido; aço; tarugos e placas
  • E ferro gusa; aço; tarugos e placas