Questões de Matriz GUT (Administração Geral)

Limpar Busca

Ana Maria, gestora de uma empresa de manufatura, está enfrentando diversos problemas operacionais que estão impactando a produtividade e a qualidade da organização. Para priorizar a resolução desses problemas, ela decidiu utilizar a Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), uma ferramenta útil que ajuda a classificar e priorizar problemas. Sobre a aplicação da Matriz GUT, assinale a alternativa correta.

  • A Concentra-se apenas na gravidade dos problemas, ignorando a urgência e a tendência.
  • B Considera a soma das pontuações de gravidade, urgência e tendência para determinar a prioridade dos problemas.
  • C Utiliza uma média ponderada das pontuações de gravidade, urgência e tendência para priorizar os problemas.
  • D Prioriza os problemas com base na tendência de piora, deixando a gravidade e a urgência em segundo plano.
  • E Avalia a urgência dos problemas como o critério principal para a priorização.

A matriz GUT é uma ferramenta de análise que ajuda a priorizar problemas ou situações, considerando sua gravidade, urgência e tendência de crescimento, facilitando a tomada de decisões assertivas.
Sobre a matriz GUT, é correto o que se afirma em

  • A Gravidade questiona “a ação pode aguardar?”
  • B Urgência questiona “a ação é relativamente importante?”
  • C Urgência questiona “a situação vai melhorar?”
  • D Tendência questiona “a ação é extremamente importante?”
  • E Tendência questiona “a situação vai piorar?”

A matriz GUT é uma ferramenta de análise que ajuda a priorizar problemas ou situações, considerando sua gravidade, urgência e tendência de crescimento, facilitando a tomada de decisões assertivas.
Sobre a matriz GUT, é correto o que se afirma em

  • A Gravidade questiona “a ação pode aguardar?”
  • B Urgência questiona “a ação é relativamente importante?”
  • C Urgência questiona “a situação vai melhorar?”
  • D Tendência questiona “a ação é extremamente importante?”
  • E Tendência questiona “a situação vai piorar?”

O setor de manutenção mecânica e elétrica de uma empresa, para definir a prioridade de atendimento na execução dos serviços prestados aos seus clientes internos, utilizava como critérios a informação de importância do serviço passada pelo solicitante ou, para os casos normais de rotina, a ordem de chegada das suas ordens de serviço. Contudo, com o crescimento da empresa, ocorreu um proporcional aumento do número de solicitações simultâneas com máxima prioridade informada pelos solicitantes. Consequentemente, surgiu a necessidade de aprimoramento deste procedimento de definição de prioridade. Então, a empresa adotou uma ferramenta, bastante utilizada atualmente, denominada Método GUT.
Assinale a opção que apresenta o princípio básico de funcionamento desta ferramenta.

  • A É um método automatizado em que a prioridade dos serviços é definida por um software (guaranteed urgent technique).
  • B É um método que define a prioridade em um serviço de manutenção baseado na taxa de retorno do investimento.
  • C É um método sistemático para definição de prioridades por meio de avaliações feitas pela equipe de manutenção em conjunto com o cliente. São consideradas a gestão e a disponibilidade dos recursos, a urgência do serviço e a técnica a ser utilizada.
  • D É um método quantitativo que se baseia na atribuição de valores numéricos para três parâmetros: gravidade, urgência e tendência.
  • E É um método baseado na classificação dos serviços cujo princípio leva em consideração três fatores: emergência, Urgência e Trabalhos de rotina.