Questões de Max Weber e a Legitimidade do Poder. Nacionalismo (Ciência Política)

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Norberto Bobbio (2000, p. 153) distingue legitimidade e legalidade afirmando que a legitimidade se refere à titularidade do poder e a legalidade diz respeito a seu exercício. Max Weber analisa três tipos básicos de legitimidade do poder; assinale- -os. 
  • A Patriarca (poder tradicional); profetas (dom da graça); e, servidor (normas racionais).
  • B Jurídica (poder das leis); ideológica (poder das ideias); e, carismática (poder pessoal).
  • C Costume (opera-se pela tradição); carisma (poderes seculares); e, lei (dotes pessoais).
  • D Origem étnica (direito natural); origem divina (advém da divindade); e, ordálio (sancionado pela graça).
  • E Costume (o ontem eterno); carisma (virtude pessoal e extraordinária do indivíduo); e, lei (regras estabelecidas racionalmente).

Em uma gincana jurídica, as equipes Alfa e Beta deveriam apresentar os possíveis fundamentos identificados por Marx Weber para fundamentar o poder. De acordo com a equipe Alfa, o poder nada mais seria que uma relação assimétrica entre ao menos dois atores, mas que não tem correlação com o poder tradicional, próprio do patriarcalismo, ajustando-se, por outro lado, à dominação carismática, em que atributos pessoais fazem as pessoas depositar sua confiança em um indivíduo e se sujeitar à sua dominação, que é instável. A equipe Beta, por sua vez, ao ressaltar que o poder expressa uma relação de dominação, concluía que ele pode decorrer de práticas sedimentadas em determinado ambiente sociopolítico, em relação às quais prevalece o sentimento de que são obrigatórias, daí decorrendo uma dominação estável.
Os jurados, ao divulgarem o resultado da gincana, afirmaram que

  • A ambas as equipes estão corretas, logo, a disputa terminou empatada.
  • B a equipe Alfa está errada ao afastar o poder tradicional como fundamento da dominação.
  • C a equipe Beta está errada ao fundamentar o poder nos costumes sedimentados em determinado ambiente, afirmando ainda que essa dominação é estável.
  • D a equipe Beta está errada ao ver no poder uma relação de dominação, que não se ajusta à “democracia dos antigos”, no sentido referido por Benjamin Constant e prestigiado por Weber.
  • E a equipe Alfa está errada ao ver no poder uma relação necessariamente assimétrica, desconsiderando o espaço deixado pelo consenso, e ainda considerar o carisma um fator de legitimação da dominação.

O atributo do Estado que se refere à presença de um grau de consenso, em parte relevante da população, capaz de garantir a obediência integradora sem que seja necessário o uso da força, a não ser em casos específicos, é

  • A o Poder.
  • B a Representatividade.
  • C a Legitimidade.
  • D a Autoridade.
  • E a Força militar.
Na América Latina, as últimas décadas foram vivenciadas com devoção afetiva a vários líderes atribuindo a eles dotes sobrenaturais, faculdades mágicas, revelações, poder intelectual e oratória. Tais qualidades os elevam de herói guerreiro, a grande demagogo, sem que, no entanto o povo perceba a dominação na qual é envolvido. Entretanto, podemos afirmar que esta obediência cega subsiste somente enquanto a fé dos que acreditam mantém-se. A afirmação acima se refere à:
  • A Dominação Tradicional
  • B Dominação Carismática
  • C Dominação Legal
  • D Dominação Patriarcal

No que concerne às abordagens teóricas em ciências sociais, julgue o item que se segue.


A proposta teórica de Max Weber, conhecida como sociologia compreensiva, se baseia na busca do sentido da ação humana, considerado seu contexto social e histórico.

  • Certo
  • Errado