Questões de Melanie Klein (Psicologia)

Limpar Busca
Leia com atenção as assertivas abaixo:

I - Na Ludoterapia parte-se da premissa de que o brincar é um diálogo lúdico que propicia a expressão dos sentimentos e a expansão das possibilidades da criança. Assim, o papel da terapia seria ajudar a criança a identificar, reconhecer e mais bem expressar seus sentimentos, por meio do manejo clínico desenvolvido por um terapeuta que possa possibilitar um espaço de segurança para a expressão dos sentimentos da criança.

II - Na proposta de manejo clínico infantil baseada em Melanie Klein, o brincar é colocado em segundo plano, sendo considerado um coadjuvante da associação livre, já que o brincar é interpretado da mesma forma que a fala dos pacientes adultos. De acordo com a autora, brincando a criança expressa sua vida psíquica, mas, falando, tal como os adultos é que a criança tem ocasião de expressar experiências que revelam suas fantasias.

III - Na psicanálise de base lacaniana considera-se que o analista deve realizar psicoeducação com os pais da criança que está em análise, assim, o analista deve realizar orientações e sugestões sobre a educação da criança.

IV - Maud Mannoni considera que a criança é marcada tanto pela maneira como foi esperada ao longo da gestação, como também pelo que representará para o pai e para a mãe, em razão da história de vida de cada um deles.

São corretas as assertivas: 
  • A I, II e III, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I e IV, apenas.
Analise as informações a seguir:

I. Chama-se de hospitalismo, termo nascido das pesquisas voltadas para a relação mãe-filho nos estudos de Donald, ao ingresso hospitalar urgente que uma mãe pode ter e que a obriga a se separar do filho. Essa situação pode causar uma depressão anaclítica em bebês.
II. A Depressão anaclítica é um termo nascido das pesquisas voltadas para a relação mãe-filho nos estudos de Melanie Klein. Esse termo faz referência ao quadro depressivo que a criança apresenta durante os primeiros meses de vida, devido à falta de cuidado emocional e à separação prolongada da mãe.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:
I. O seio materno é essencial para a construção no mundo interno, sendo também o primeiro objeto de relação da criança com o mundo externo. Uma vez que o seio fornece alimento e saciedade da fome, existe a construção interna da ideia de “seio bom”. Todavia, na insatisfação do desejo no mundo interno, surge a ideia de “seio mau” que se manifesta apenas em casa, excluindo totalmente o ambiente escolar.
II. Um dos pilares fundamentais da teoria psicanalítica de Melanie Klein é a identificação do mundo interno e externo. Nessa perspectiva, existe o mundo externo, que fornece sensações e atos para o bebê, e também o mundo interno, criado pela própria criança como forma de interpretar e lidar com os atos e sensações do mundo externo.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

A posição esquizoparanoide reflete um ponto no desenvolvimento de relações objetais antes de o bebê haver reconhecido que as imagens da mãe boa e da mãe má, com as quais esteve relacionado, se referem à mesma pessoa.
Esse conceito foi desenvolvido por

  • A Melanie Klein.
  • B Wilfred Bion.
  • C Carl Gustav Jung.
  • D Wilhelm Fliess.
  • E Anna Freud.

Na clínica psicanalítica com crianças, Melanie Klein construiu o seu instrumental teórico-técnico a partir da observação do comportamento de bebês e do tratamento psicanalítico com crianças. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde à teoria construída por Melanie Klein. 

  • A Com a experiência do brincar com as crianças, com jogos de rabiscos e jogo de espátula, pode-se compreender o desenvolvimento emocional primitivo da criança a partir da vinculação primária com a mãe real. 
  • B O lúdico permitiu descrever e interpretar para a criança as primitivas angústias de aniquilamento, os mecanismos defensivos arcaicos, a existência de um cruel superego primitivo e a forte presença de fantasias inconscientes. 
  • C A separação-individuação, que descreve o processo pelo qual a criança se separa gradualmente de sua mãe e desenvolve um senso de identidade individual. 
  • D A reeducação da criança no sentido de uma adaptação da mesma a realidade, visando um melhor convívio familiar. 
  • E Observações, por meio de filmes, sobre as etapas evolutivas de crianças, assim documentando e legitimando o desenvolvimento emocional do ser humano.