Questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total (Administração Geral)

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Acerca da gestão da qualidade, julgue o item seguinte. 


No gerenciamento da qualidade total, a redução do tempo do ciclo de produção pode ser promovida pela simplificação de ciclos de trabalho, pela queda de barreiras entre as etapas do trabalho e entre os departamentos envolvidos e pela remoção de etapas improdutivas no processo.

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão da qualidade, julgue o item seguinte. 


Entre os mandamentos da qualidade total, o da não aceitação de erros preconiza que a busca da perfeição deve ser uma preocupação constante, de modo que deve se fazer certo pela primeira vez e fazer cada vez melhor na sequência. 

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão da qualidade, julgue o item seguinte. 


No processo de qualidade total, o estudo‑piloto da melhoria precede a análise do método atual.

  • Certo
  • Errado

O enfoque na qualidade e o reconhecimento de sua importância estratégica tem sido aspecto marcante da administração contemporânea. A Gestão da Qualidade Total é uma abordagem que se destaca pela ênfase no atendimento das expectativas relativas ao produto ou serviço, o comprometimento de toda a organização e o melhoramento contínuo da qualidade dos processos e produtos.
Analise as afirmativas a seguir acerca da Gestão da Qualidade Total:
I- A avaliação de desempenho de cada setor da organização deve ser conduzida a partir de objetivos e critérios independentes, uma vez que a otimização das partes garante a otimização do todo. II- A qualidade é construída pela prevenção de defeitos, priorizando-se ações de longo alcance e longo prazo, com vistas a resultados consistentes. III- É necessário que haja alinhamento entre os objetivos e interesses individuais e objetivos e interesses da organização, a fim de envolver as pessoas em um esforço pela qualidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C III.
  • D II.
  • E I.

Você precisa, como analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, planejar o uso de algumas ferramentas de qualidade para a resolução de problemas. Nesse sentido, você definiu uma ferramenta que parte do princípio de que 80% dos problemas são resultantes de 20% de causas potenciais. Diante desse cenário, assinale a alternativa que apresenta a ferramenta de qualidade correta para essa situação.

  • A Diagrama de Pareto.
  • B Diagrama de causa e efeito.
  • C Diagrama de dispersão.
  • D Ciclo PDCA.
  • E Histograma.