Questões de Melhoria Contínua e Qualidade Total (Administração Geral)

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Segundo o gerenciamento da qualidade total, assinale a alternativa que apresenta a técnica associada à redução de níveis hierárquicos de uma organização, com o objetivo de reduzir suas operações ao que é realmente essencial para o negócio.

  • A Reengenharia
  • B Outsourcing
  • C Just-in-time
  • D Downsizing

O controle de qualidade total (TQM) envolve uma série de princípios fundamentais. Assinale a alternativa que NÃO representa um desses princípios:

  • A Exclusão de colaboradores de nível operacional na solução de problemas para evitar falhas.
  • B Melhoria contínua, buscando eliminar ineficiências e aumentar a competitividade.
  • C Envolvimento de todos os membros da organização, desde os níveis operacionais até a alta gestão.
  • D Foco no cliente, considerando suas necessidades e expectativas em todas as fases do processo.
  • E Decisões baseadas em dados e análises objetivas dos processos produtivos.

Quanto à implantação da qualidade total em uma organização, assinale alternativa que apresenta a etapa posterior à escolha da área de melhoria e antecedente à identificação dos benchmarks.

  • A Definição da equipe de trabalho da melhoria.
  • B Análise do método atual.
  • C Estudo piloto da melhoria.
  • D Implementação da melhoria.

Considere os conceitos da Gestão da Qualidade Total (TQM) e do Controle da Qualidade Total (TQC) relatadas por Brito (2015).
“[...] a Gestão da Qualidade Total (TQM) em um primeiro momento surge com a preocupação com a qualidade total, na época resumida no foco da produção de bens e serviços de qualidade. Logo após, é identificada a necessidade de controle dos processos internos para a manutenção da qualidade e dos procedimentos de sua melhoria. Estas ações passaram a ser chamadas de Controle da Qualidade Total (TQC) e aconteciam dentro da empresa, através de métodos desenvolvidos e comprometidos com o controle dos processos da qualidade. A ampliação da área de observação para fora dos muros da empresa, envolvendo novos atores e a diretoria, transformou a ação, o Controle da Qualidade Total (TQC), em uma filosofia, a Gestão da Qualidade Total (TQM).” (Brito, 2015).
De acordo com os conceitos expostos acima, em que se observa o apego do TQC e do TQM à Qualidade Total, analise as afirmativas a seguir sobre os princípios básicos da qualidade total.
I- A análise e tomada de decisão dos problemas devem ser baseadas em fatos representativos de uma realidade.
II- Os produtos e serviços das empresas só devem existir se for para atender às necessidades dos clientes.
III- A homogeneização dos processos deve ser trabalhada, dando-se tratamento a toda e qualquer dispersão.
IV- Procedimentos preventivos são preferenciais aos corretivos, só deveria haver procedimentos preventivos.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, III, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Ao longo da história, principalmente a partir do início do século XX, a qualidade nas organizações mudou consideravelmente. Notou-se uma grande evolução dos conceitos e dos processos da qualidade, principalmente quando se percebeu uma mudança significativa do aumento na escala de produção das empresas, maior exigência dos clientes por melhores produtos e serviços, e a crescente competitividade das empresas. Dessa maneira, ao longo de todos esses anos, várias abordagens da qualidade foram estabelecidas, que ficaram conhecidas como as “Eras da qualidade”. Sobre essas “Eras da qualidade”, analise as afirmativas a seguir e associe a segunda coluna de acordo com a primeira.
1- Era da inspeção 2- Era do controle estatístico 3- Era da garantia da qualidade 4-Era da qualidade total
( ) O foco está na tendência de evoluir um conceito cada vez mais abrangente da qualidade, ênfase na prevenção de defeitos. Sucesso a longo prazo a partir da satisfação dos clientes. Forte liderança da gestão.
( ) O foco está na amostragem, ou seja, os produtos são verificados por amostragem. Em vez de inspecionar todos os produtos, ocorria a seleção por amostragem de uma determinada quantidade de itens.
( ) O foco está direcionado ao controle e à verificação efetiva dos processos. A ênfase está em separar o produto conforme do não conforme por meio de observação direta.
( ) O foco é confirmar se os padrões de qualidade estão sendo cumpridos. O controle deve ter início no projeto, estendendo-se à entrega e sendo finalizado quando o usuário demonstrar satisfação com o seu uso.

A associação CORRETA, considerando-a de cima para baixo, é:

  • A 3, 2, 1, 4.
  • B 4, 2, 1, 3.
  • C 4, 2, 3, 1.
  • D 2, 3, 4, 1.
  • E 1, 4, 2, 3.